PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 14 de julho de 2015

CEDER OU ENFRENTAR?

Não ceda! Vá em frente! Nunca desista! Seja valente! Insista! Não desanime!  

Para muitos a vida é motivada por estas frases. Em muitos aspectos, de fato, elas são válidas. Na busca de um emprego, nos estudos ou no desejo de melhorar o rendimento no esporte, por exemplo, precisamos de motivação para seguir em frente, não desistir, a despeito dos obstáculos que surgirão. 

Contudo, quando a nossa vontade conflita com a vontade de Deus, então todos nós precisamos ceder, conforme Martinho Lutero mesmo já disse. Esse "ceder" é rendição, é dobrar-se, é reconhecer que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para a nossa vida. 

Por outro lado, esse "ceder" não é inércia, não é deitar e ficar imóvel, tendo uma atitude passiva, esperando para ver no que vai dar. Antes, "ceder" implica em duas atitudes: desistir de querer que nossa vontade prevaleça sobre a vontade de Deus e, desejar e buscar fazer a vontade dEle. Viver fazendo a própria vontade é características dos ímpios, conforme Efésios 2.  

Quando tentamos prevalecer nossa vontade, ao invés de ceder diante da vontade de Deus, dos mandamentos de Deus, vivemos mal, nos relacionamos mal conosco mesmos e com todos ao nosso redor. A família é a primeira (não a única) a levar o golpe! A atitude mais sábia não é enfrentar a vontade de Deus, mas sim, ceder à ela!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: