PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 27 de julho de 2015

IGREJA: MUSEU OU HOSPITAL?

Sabemos que a igreja não  é um museu de santos, mas, sim, um hospital para pecadores. Ali, reunidos, estão todos aqueles que foram convencidos pelo Espírito Santo de que precisam de Jesus, pois estão afastados deles, são pecadores. Bom, pelo menos esta verdade deveria ser a realidade. 

Mas, infelizmente, sabemos que muitos que se reúnem e que estão ali há anos, estão por costume, medo, para negociar com Deus, para impressionar e agradar a outros, estão por tradição familiar e outros motivos errados. 

A igreja não é lugar de gente perfeita, pois essa gente nao existe! Mas, a igreja deveria ser o lugar de gente que ama a Verdade, que sabe que precisa desesperadamente de Cristo, lugar de pessoas que não confiam mais em si mesmas para a salvação, de pessoas que, crendo no sacrifício e no que Jesus fez na cruz, trocaram o ódio pelo amor, a amargura pelo perdão, a vingaça pela reconciliação,  a impureza pela santidade, a fofoca por palavras que edifcam, a impaciência pela longanimidade, o ressentimento pelo perdão, a ira pela bondade e o orgulho pela mansidão.  

Lugar de pessoas que dependem de Deus que amam o próximo, mesmo que imperfeitamente, mas que estão progredindo em amar corretamente cada dia mais, na dependência do Senhor. Pessoas que não têm mais prazer em manifestar as obras da carne como ira, ódio, ressentimento e vingaça. Mas, sim, prazer no amor fraternal.

O que Deus espera do seu povo, que é a igreja, não é perfeição. Claro que não, afinal, foi Ele quem nos criou e sabe tudo a nosso respeito. Mas, Ele espera que pratiquemos a verdade, pois "Ele ama a verdade no íntimo" como concluiu Davi no Salmo 51:6. 

O que Ele espera é que vivamos vidas piedosas, para, quando nos reunirmos, não darmos ânsia no Senhor com nossa mornidão espiritual e nossa falsidade espiritual. Portanto, busquemos confessar nossos pecados e não os pecados dos outros. 

Ser igreja sem manifestar cada dia mais o caráter de Cristo pode ser tudo, clube, ajuntamento de pessoas, menos igreja!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: