PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO FOI QUE DEUS ME SALVOU?

Hoje tive que acionar o seguro, pois o carro estragou. Enquanto o motorista do caminhão da seguradora preparava para colocar o carro em cima do caminhão e levá-lo à oficina, pensei: "não foi isto que Deus fez por mim não!". 

Algumas pessoas pensam que Deus apenas as socorreu quando precisava de ajuda e que, elas ajudaram de alguma forma este socorro de Deus, sejam reconhecendo suas limitações; seja m colaborando com alguma informação pessoal para facilitar o trabalho de Deus,; sejam aguentando firme enquanto Deus nos puxava do lamaçal do pecado.

Porém, nada disso representa a verdade bíblica da salvação. 

Primeiro, estávamos mortos em nossos delitos em pecados, estávamos no curso deste mundo, fazendo e vivendo de acordo com os nossos pensamentos (Ef 2). Quem está nesta situação não tem condições vitais de pedir por ajuda. Ninguém "acionou o serviço divino". Éramos ignorantes em relação à nossa necessidade de salvação. Foi Deus, por Sua livre graça e iniciativa, quem nos amou, quem nos resgatou da escravidão do pecado e nos salvou.

Segundo, não colaboramos com nada para esta salvação. Deus não disse: "aguenta firme que vou puxá-lo para fora da lama do pecado". E então, nós conscientes e fazendo a nossa parte, aguentamos e fomos resgatados. O carro aguentou ser puxado pelo guincho, mas nós não tínhamos esta capacidade. Não estávamos parados. Ao contrário, estávamos no curso deste mundo, nos deliciando no pecado, vivendo cada vez mais distante de Deus. Não tínhamos condições de segurar na mão de Deus, antes, foi Ele quem segurou em nossas mão e, com mão forte, nos libertou.

Terceiro, não fomos rebocados para uma oficina divina para que uma pequena peça fosse consertada ou substituída, como no caso do carro. O pecado não tinha nos estragado parcialmente. Antes, a destruição que ele causou foi total. Sofremos perda total! Depravação total! Deus precisou morrer em nosso lugar, pagando nossos pecados, nos regenerar e nos tornar novas criaturas, não criaturas velhas restauradas ou consertadas, mas sim, novas criaturas! Nada da velha natureza podia ser recuperada. Foi preciso que Deus implantasse uma nova natureza, a natureza de Cristo que tem prazer em Deus e que odeia o pecado.

Então, a verdade bíblica  da salvação foi que Deus nos salvou quando nós nem mesmo tínhamos compreensão de que precisávamos de salvação. Mortos, no curso do mundo, filhos da ira, era nossa situação. Mas, Deus nos amou primeiro. Ele quis nos salvar. Ele agiu monergisticamente para nos salvar. Foi somente Ele que teve a iniciativa de nos amar quando éramos seus inimigos. Ele nos transportou do reino das trevas para o reino do Filho do Seu amor. Quando transportamos algo, esse algo não participa. Apenas é levado por alguém ou algum veículo. Foi isto que Deus fez por nós!

Romanos 5: 8 e 10 diz: "Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores...v. 10. Porque nós, quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida...".

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: