PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 22 de julho de 2015

INGRATIDÃO.

Poucas atitudes agridem e machucam tanto como a ingratidão.

São filhos que não reconhecem todo o carinho, cuidado, zelo, dedicação, renúncia, investimento físico, espiritual e financeiro dos pais.
São pais que não reconhecem o amor e a dedicação dos filhos.

São membros de igreja que são ingratos à própria igreja onde foram alimentados espiritualmente, onde seus filhos crescem ouvindo a Palavra e onde os pastores cuidam de suas vidas espirituais.
São pastores ingratos pela igreja onde servem e pelos membros que não lhes dão o retorno que esperavam.
São maridos ingratos com suas esposas. São esposas ingratas com seus maridos. Vizinhos ingratos. Amigos ingratos.

Isto tudo, mostra um problema ainda maior: que somos ingratos com Deus! Observemos o exemplo de Adão. 

Quando Adão foi repreendido por Deus no Éden, demonstrou ingratidão com Eva, que por sua vez, mostrou-se ingrata pela atitude da serpente. E, se voltarmos nosso raciocínio, veremos que no fim das contas, a ingratidão deles era com Deus que Deus Eva a Adão e que permitiu a serpente agir. 

Outro exemplo forte é o provo de Israel que apesar de ter sido tirado com mão forte do Egito, da servidão, ficou totalmente ingrato a Deus durante a peregrinação no deserto, apesar de Deus sempre enviar alimentos e cuidar milagrosamente dele. 

R.C. Sproul disse algo muito oportuno: "Ingratidão é assunto sério. As Escrituras têm muito a dizer sobre ela. A falha em ser agradecido é a marca tanto do pagão quanto do apóstata.Tudo que nós temos e tudo que somos devemos, em última análise, a nosso Criador. Menosprezá-lo negando-lhe gratidão apropriada significa exaltar a nós mesmos e rebaixá-lo." 

A ingratidão e o orgulho andam juntos, pois somos ingratos por sermos orgulhosos ao crermos que merecemos sempre mais. Portanto, oremos para que Deus nos capacite a sermos homens e mulheres gratos à Ele por tudo e, assim, essa gratidão se estenderá em nossos relacionamentos, começando em nossa própria casa, com nossos familiares. A ingratidão leva à murmuração, fofoca, maledicência, rancor, amargura e a todo tipo de pecado de insatisfação.

Termino citando I Tessalonicenses 5:18: "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus" e Salmos 136:1: "Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre".

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: