PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 11 de novembro de 2014

COMO EVITAR AMIZADES RUINS PARA NOSSOS FILHOS?

Todos nós nos preocupamos, ou, pelo menos deveríamos nos preocupar com as amizades dos nossos filhos. Um bom amigo é uma bênção de Deus. Mas, um mau amigo, uma tragédia! 

A Bíblia nos alerta muito sobre o perigo de amizades erradas (Provérbios 1:10 a 16; 12:26; 13:20; I Coríntios 15:33; II Timóteo 2:22, etc). Então, como evitar que nossos filhos tenham péssimas amizades? Muitos pais buscam fórmulas mágicas que não lhes exija tempo com os filhos e tempo de oração. Mas, elas não existem. 

Uma boa resposta seria: sendo, nós mesmos, excelentes amigos deles! Mas, como ser, diante de tanta concorrência pela atenção deles? Como competir com pessoas da escola, com a televisão, galera do "zapzap", facebook, etc? 

Sem ordem de importância, primeiramente, eles devem ver nos pais, pessoas de relacionamentos corretos e saudáveis, pessoas que constroem a vida e os relacionamentos com base na Palavra de Deus. Segundo, devemos ensinar aos nossos filhos a construir relacionamentos corretos e reais, antes de teclar com as pessoas. Terceiro, precisamos totalmente da graça de Deus para nos capacitar e capacitar nossos filhos. Por isso, devemos clamar por sabedoria de Deus. Quarto, devemos observar o que a Bíblia nos ensina e investir tempo com eles (Deuteronômio 6). 

Não haverá amizade saudável e vontade de estar juntos se não houver tempo investido juntos. Ensinar e brincar! Não é viajar uma vez por ano apenas. Mas, no dia-a-dia, participar da vida deles, dos problemas da escola, da rua, do que estão vendo, ouvindo e lendo, estar atendo para suas aflições, medos e tristezas. 

Precisamos dedicar tempo e muito esforço, com renúncia a muitas coisas que estão roubando-nos de perto deles. Coisas até mesmo lícitas, mas que no momento estão prejudicando nosso relacionamento. Que Deus nos ensine, pois somente Ele é capaz disto, enquanto é tempo, a sermos pais conforme a vontade de Deus. E quando não estivermos com eles, estejamos sempre orando por eles! Só pela graça!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: