PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

UTILIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento hoje em dia, para muitos, tornou-se um deus, tanto secular quanto teologicamente. As pessoas estão caçando-o com unhas e dentes. Porém, isso pode ser prejudicial. 
 
A questão é: qual o objetivo de adquirirmos mais conheciemento bíblico? Um pensador cristão já declarou com muita sabedoria: “Antes que nosso conhecimento possa ser de muito proveito para outros, deve tornar-se um canal de comunhão secreta entre nossa própria alma e Deus.” 
 
Não devemos buscar conhecimento para simplesmente alargar nossa mente, melhorar nossas ideias, fortalecer nossos argumentos ou ampliar nossos horizontes vocacionais. Isso pode ser um bom resultado secundário, mas não deve ser o principal. 
 
O ponto central é que se nosso conhecimento não está aumentando nossa comunhão com Deus, se não está nos quebrantando diante da grandiosidade de Deus, se não está restaurando nossos relacionamentos, nos fazendo pessoas humildes e que evidenciam o futo do Espírito diariamente, então tudo o que sabemos e venhamos a saber é algo prejudicial, por mais intelectuais sejamos.
 
 A Bíblia mesmo não foi nos dada para aumentar nosso conhecimento, mas sim para transformar nossa vida a semelhança de Jesus. É claro que devemos buscar conhecer a Deus, a Palavra e outras coisas úteis da vida. Mas, que todo esse conhecimento seja primeiramente transformador em nossa própria vida!
 
Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: