PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 12 de agosto de 2014

DOIS GRUPOS: EM QUAL DELES VOCÊ ESTÁ?

É gritante o número de cristãos que gostam de discutir teologia, que amam decorar expressões teológicas para usarem em discussões, que são famintos por exibirem conhecimento de novas doutrinas em detrimento daqueles que estudam a Bíblia, que leem doutrina e conversam sobre teologia, mas em tom pessoal, humilde, abordando sobre o que lhes falta crescer na vida cristã, revelando e testemunhando que precisam de arrependimento, humildade, longanimidade, mansidão, domínio próprio, amor ao próximo, perdão, benignidade e bondade. 

No primeiro grupo, o debate é frio e racional. Não se fala de si próprio a não ser para se autoexaltar. É fácil encontrar quem goste de debates teológicos, quem caçe discussões sobre aspectos da teologia, quem repete argumentos teológicos que ouviu da internet. 

Contudo, quão poucos são aqueles que falam de suas necessidades, de seus defeitos, pecados, carências, que falam do que Deus tem feito em suas vidas ou do que ainda precisam ser transformados. Encontra-se muitos palestrantes anônimos, mas poucos crentes piedosos. Como disse D. L. Moody: "A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para transformar nossas vidas". Claro que ela nos traz conhecimento sobre Deus e que precisamos caminhar nesse conhecimento (Oséias 6:3). 

Contudo, não é um conhecimento especulativo e muito menos intelectual, onde conseguimos discutir teologia, mas continuar vivendo sem uma progressiva transformação, sem nos tornarmos mais parecidos com Jesus. Infelizmente, isso tem acontecido. São muitas discussões onde se fala teoricamente coisas corretas sobre teologia, mas sem qualquer afeição, sem qualquer pessoalidade. Fala-se num tom frio e distante de algo que deveria estar queimando no coração! 

Conversa-se sobre questões emblemáticas da teologia, enquanto se despreza na prática os mandamentos conhecidos de Deus, como amar os irmãos, perdoar, práticar o bem, ser humilde, manso, etc. Estamos transformando o evangelho numa matéria a ser estudada, quando na verdade ele é a própria pessoal de Jesus Cristo que veio para nos transformar e nos deixar mais parecidos com Ele mesmo! 

Oro ao Senhor para que Ele me capacite a viver como aqueles que, quanto mais conhecem a Deus, mais humildes, santos, mansos, longanimos e conscientes da dependência da graça de Deus se tornam!

Nenhum comentário: