PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

MODERNAS INDULGÊNCIAS.

As indulgências eram cartas de absolvição, que tinham como finalidade garantir o perdão dos pecados das pessoas. Cria-se que, comprando indulgências, estava livre da culpa dos pecados. O monge dominicano Johann Tetzel afirmava: "Não vale a pena atormentar-te; podes resgatar teus pecados como dinheiro! Pagando, podes escapar dos sofrimentos do purgatório e aliviar os dos outros!" e tudo embalado pelo cântico: "Na hora em que a moeda no cofre cai, uma alma do purgatório sai" (Servos de Deus, Franklin Ferreira, pag. 173).

Sabemos que este ensino é totalmente contrário às Escrituras e ao que Deus fez na cruz. Mas, a questão é: podemos fazer das ofertas hoje, algo semelhante. Corremos o risco de pensarmos que ao contribuirmos na igreja, estamos acumulando pontos no céu, como se fosse nosso cartão de milhagens celestial que poderemos trocar por coisas, seja aqui ou no céu! Isso é uma perversão do Evangelho, como disse Martinho Lutero sobre as indulgências. 

Que tenhamos a certeza de que nada do que fazemos nos justifica mais ou menos diante de Deus. Foi a justiça de Cristo que foi imputada à nós e, então, fomos declarados justos pelo sangue dEle. Tudo o que fizermos, tudo o que temos, tudo o que ofertamos, nada disso é capaz de nos justificar mais. Sim, o cristão oferta e pratica boas obras, mas não para ser salvo, mas sim, porque já foi salvo em Cristo. Isto faz toda a diferença!

Nenhum comentário: