PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PERDENDO-SE NA BUSCA POR DEUS.

Ao estudarmos a Bíblia devemos ser conduzidos a Deus. Porém, temos perdido facilmente esse alvo em nosso estudo bíblico. Acabamos nos detendo com  curiosidades bíblicas ou mesmo com a preocupação de estar lendo a melhor versão bíblica, o melhor comentário bíblico, a melhor chave de estudos bíblicos sem que estejamos conhecendo e nos relacionando com o próprio Deus! 

Podemos nos gabar de ter tal e tal livro, de ter a Bíblia na versão X, de ter o comentário bíblico de fulano de tal, mas, qual o nosso objetivo com tudo isso? É amar mais a Deus? É um desejo de que Ele se revele a nós para que sejamos transformados à Sua semelhança? Ou, queremos apenas entendimento intelectual, ansiamos descobrir coisas pelo prazer da descoberta, somos colecionadores de livros porque isto nos da estatus de teólogo? Vejamos como é fácil perder Deus estudando Sua própria Palavra! 

Hoje tem-se muitos que conhecem sobre Deus, mas poucos que conhecem o próprio Deus! O que tem de gente lendo comentários, livros, duas ou três versões bíblicas diferentes, dicionários bíblicos sem praticar nada do evangelho é assustador. Suas vidas não são transformadas a despeito de se gabarem de leituras e estudos. Nossas prateleiras têm aumentado, mas, nosso coração diminuído. 

Nosso conhecimento expandiu, mas nossa prática atrofiou. O teólogo J. I. Packer nos adeverte: "Nosso objetivo deve ser expandir nosso conhecimento, não apenas da doutrina dos atributos de Deus, mas também do Deus vivo a quem pertencem esses atributos". Estudarmos sobre Deus, mas não manter um íntimo relacionamento com Ele em oração é vivermos uma vida fora da Sua vontade. 

Estudar sobre a santidade, sem buscá-la; estudar sobre a fé, sem exercitá-la; conhecer os atributos divinos sem ser humilhados por eles; memorizar versículos; conhecer histórias bíblicas; palavras no grego e hebraico. sem amar a Deus, sem viver uma vida transformada, sem que a Palavra determine nossos relacionamentos é perda de tempo. Conhecer a Deus é algo pessoal, nos relacionamos com uma pessoa: Jesus Cristo!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: