PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ESTE É O DIA QUE FEZ O SENHOR; NOS ALEGREMOS NELE!

Existem pessoas que dizem: "Olha que dia perfeito Deus fez pra mim (só pra mim): está sol, sem vento, do jeito que eu gosto!" Será que é isto mesmo? E o que dizer daqueles que estavam precisando de chuva, seja para melhorar umidade do ar porque sofrem de problemas respiratórios, seja porque preferem chuva e frio, ou ainda, para que sua lavoura fosse favorecida? Então, o dia de sol que Deus fez pra determinada pessoa, prejudica o outro. Pode isso?

O que a Bíblia diz? Bom, no Salmo 118:24 diz: "Este foi o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele".  Aqui não fala de dia ensolarado ou chuvoso, clima seco ou úmido.  O salmista não fala que o dia estava do jeitinho que ele prefere.

Antes, fala que Deus fez e faz cada dia para que vivamos alegres por termos a oportunidade reconhecermos suas misericórdias que se renovam a cada manhã e de vivermos para a Sua glória, ainda, obviamente, que este dia não esteja do jeito que estávamos esperando, seja um dia de sol ou de chuva.

Devemos alegrar em Deus e porque foi Ele quem fez o dia que é fruto de seu amor e não porque o dia está do jeito que eu gosto. Quando me alegro no dia porque o dia está do jeitinho que prefiro, então meu próprio gosto torna-se o padrão e a referência para meu comportamento.

Neste caso, quando o dia não estiver do jeito que mais gosto, não terei motivos para me alegrar e sim, de murmurar. Veja como é sutil e perigoso isso. Contudo, quando tenho a certeza da soberania de Deus e que Ele faz as coisas conforme o conselho da Sua bondade e vontade, então tenho razões bíblicas suficientes para me alegrar todos os dias, de segunda a segunda, quer faça chuva ou faça sol.

Deus é a fonte da alegria e não mais as minhas preferências, ainda que eu possa tê-las. Caso contrário, seremos como crianças quando ganham presentes dos pais, se os presentes eram aqueles que elas queriam, então se alegram. Caso contrário, ficam emburradas e mal humoradas com o pai.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: