PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DUPLA CONVERSÃO: É POSSÍVEL?

O título pode cheirar heresia, mas será que é? A Bíblia fala de dupla conversão? 

Conversão é mudança de mente, de direção, de sentido. É uma mudança de 180º, embora para alguns seja, infelizmente, de 360º. Dizem que foram convertidos, mas continuam andando pelos mesmos e velhos caminhos do pecado.

A primeira conversão é aquela já conhecida, em que o Espírito Santo nos convence do pecado e nos tira do curso do mundo, nos liberta da escravidão do pecado, nos transporta do império das trevas e nos leva para o reino da luz, nos coloca em liberdade para dizermos não ao pecado e sim a Deus. Nossa mente e todo o nosso ser agora está convertido, direcionado para Deus. Sem pecado? Obviamente que não. Mas, mesmo ainda pecando, agora podemos dizer "não" ao pecado e viver uma vida que agrada a Deus. 

E a segunda conversão, qual seria? É possível desconverter-se? Biblicamente, não! O evangelho de João capítulo 10, dentre outros textos, nos garante que ninguém pode nos arrancar do Senhor. Que conversão seria essa então?

Mesmo convertidos da escravidão pecado, precisamos de conversão ainda. Tiago capítulo 4, verso 9 diz: "...converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza". Aqui, Tiago está se referindo à conversão do caminho e da curtição do pecado que um crente, já convertido, ainda está sujeito. 

É uma mudança de atitude em relação ao pecado, do qual ele já foi objetivamente liberto na cruz. Trata-se da cegueira espiritual onde a pessoa festeja o pecado enquanto deveria estar se lamentando profunda e sinceramente por tê-lo cometido. 

O que Tiago diz é para trocar o riso pelo choro, a alegria pela tristeza. Afinal, em um coração que foi realmente convertido ao Senhor, não pode haver alegria pelo pecado. Como podemos nos alegrar naquilo que foi a causa da morte de Cristo: o pecado?! Como podemos festejar aquilo que custou o próprio sangue do Salvador?! 

Pessoas estão chamando o mal de bem, o santo de profano e vice-versa. Estão desfrutando de impureza, sensualidade, pornografia, fofocas, rancor, amargura, ira, maledicência, orgulho enquanto deveriam estar chorando e se entristecendo diante do Senhor por ainda estarem vivendo desta maneira. Precisamos nos converter de caminhos que ainda nos seduzem e nos levam a praticar o pecado diariamente.

Somente os que foram realmente convertidos, podem, pela graça de Deus, converter-se diariamente dos maus caminhos que ainda seduzem, que ainda são atrativos, mas que levam à morte!

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: