PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VOCÊ É UMA PESSOA ILUMINADA?


Muitos dizem ter luz própria e um senso de "estrelismo", porque alegam que tudo o  que fazem, da certo. Este conceito é místico e não procede das Escrituras.

Pense por um instante: José tinha luz própria? Ele foi injustiçado por seus irmãos, mas, tempos depois, tornou-se autoridade próspera no Egito. Devido a isto, muitos afirmarão que ele "O cara".

Porém, a verdade é que repetidas vezes lemos a narrativa em Gênesis (exemplo Gn 39:2) que Deus era com José. Isto fez toda a diferença! José não alguém que tinha luz própria. Ao contrário, sua mente e seu caminho eram iluminados por Deus. A fonte do discernimento e da sabedoria dele vinham de Deus.

Do mesmo modo, ninguém tem luz própria, por mais que julgue ter. O que precisamos é ser iluminados pela Palavra de Deus para vivermos com sabedoria, discernimento e temor diante de Deus. É isto que diz o Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”.

O salmista não se achava e não buscava ser alguém iluminado por conta do destino ou de suas habilidades pessoais. O que ele declara é justamente o contrário. Por saber que é um pecador e que, por conta própria, só anda por caminhos escuros, sem discernimento e de mal a pior, é que atribui somente à Palavra de Deus a clareza no seu caminhar.

Precisamos entender que não há ninguém iluminado, que todos caminham na escuridão e obscuridade de seus próprios pensamentos (Efésios 2) e que “todos pecaram”! (Rm 3:23).  Por isto, é necessário crermos na Palavra de Deus e fazer uso diário dela, a fim de sermos guiados pelo caminho da Verdade.

C. H. Spurgeon, comentando este versículo em seu livro - O Alfabeto de Ouro, pag. 153, diz: “Um dos benefícios mais práticos da Santa Escritura é sua diretriz nos atos do cotidiano: não para estarrecer-nos com sua radiância, mas para guiar-nos por sua instrução”.

Como tem sido a sua vida? A Palavra de Deus tem dirigido seus passos? Ela tem clareado seus caminhos para que você ande de acordo com a Palavra de Deus? Ou você ainda está enganado, buscando viver independente de Deus, acreditando ter luz própria ou ser alguém iluminado pelo destino? Seu proceder diário te denuncia.

A pessoa que faz o correto uso da Palavra de Deus, apropriando-se dela pessoalmente, buscando consolo e instrução para viver dia-a-dia dentro da vontade de Deus é realmente feliz, pois tem sua vida dirigida pela clareza da Palavra de Deus. Somente a Escritura é apta para ser lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos. Somente ela pode derramar luz sobre nós e nos guiar neste mundo perverso (Gl 1:4), porque nossos próprios caminhos são caminhos de morte (Pv 14:12).


ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: