PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

5 COISAS QUE MOSTRAM QUE ESTAMOS MUNDANIZADOS.


É comum lermos matérias na internet listando coisas que mostram que estamos ficando velhos. Ao olharmos para os produtos que eram lançamentos em nossa infância e que hoje são relíquias em desuso, realmente “a ficha cai” e percebemos que estamos envelhecendo.

Semelhantemente, existem coisas em nossa vida cristã que têm o mesmo efeito em relação ao nosso amor ao mundo. Como podemos identificar isto? É importante termos algumas referências porque podemos estar enganados quanto a nossa própria condição espiritual. O amor ao mundo tem invadido a igreja e arrastado milhares de pessoas, jovens principalmente, para a prática do pecado, tornando-os mundanizados.

A primeira evidência de que estamos ficando mundanizados é quando paramos de ler a Palavra de Deus e tudo fica relativizado. A vida devocional morre e com ela todo o vigor diário que precisamos nutrir para a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). O que antes temíamos por ser pecado, hoje depende. O que antes nos causava repulsa, agora nos atrai. Por acaso as Escrituras são para você uma relíquia em desuso? Ela te traz apenas boas lembranças, mas atualmente não é mais decisiva em sua vida, suas escolhas e caminhos?

A segunda evidência é quando paramos de orar. Quando cessamos a oração em nossa vida é um forte sinal de que nossa comunhão com Deus está rompida por pecados não confessados e pelo amor ao mundo. Não digo a oração religiosa e mecânica, mas aquela que confessa pecados e que busca manter comunhão com o Senhor.

A terceira evidência é quando a reunião da igreja e a comunhão dos irmãos passam a ser programas para quando não tivermos mais nada o que fazer. Tudo se torna mais importante do que nos reunirmos como igreja de Deus, até mesmo o finalzinho do jogo de futebol na TV ou algum outro programa qualquer. Coisas que não são obstáculos para nossos programas de lazer ou de trabalho, tais como: chuva, calor, distância, cansaço e a preguiça, são para nossa vida espiritual. 

A quarta evidência é quando minhas amizades por irmãos na fé são substituídas por pessoas que não temem a Deus. É evidente que devemos manter contatos e evangelizar a todos. O cristão não deve ser alienado, antes deve ser sal da terra e luz do mundo. O problema é quando seguimos o conselho dos ímpios, imitamos a conduta dos pecadores e nos assentamos na roda dos escarnecedores (Sl 1).

A quinta e última evidência que destacamos é quando perdemos o discernimento das Escrituras e abandonamos nossa vida familiar, deixando nossa casa a serviço das coisas deste mundo. A decisão de Josué 24: 15: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” é substituída por: “Eu e minha casa serviremos aos prazeres deste mundo”. Nosso relacionamento conjugal sofre pela impureza, indiferença e até mesmo pelo adultério, os filhos são criados com princípios mundanos e abandonados dentro de casa sem a devida instrução na Palavra.

Certamente, poderíamos enumerar tantas outras evidências de uma vida mundanizada. Todavia, estas são suficientes para despertar em cada um de nós a necessidade de revermos nossa vida diante de Deus. Será que estamos mundanizados sem nos apercebermos disto? Em I João 2:15 somos seriamente advertidos: "Não ameis o mundo e nem as coisas que há no mundo, se alguém amar o mundo,o amor do Pai não está nele". Então, veja se algumas destas evidências se encontram em sua vida e ore a Deus suplicando por arrependimento neste exato momento.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: