PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

QUEM NOS CONVENCE DO PECADO?


É bíblico nos preocuparmos com o próximo como também o é sermos guardadores uns dos outros, ajudando-nos e exortando-nos para que andemos sempre nos caminhos do Senhor. Porém, não é bíblico tentarmos mudar as pessoas.

Infelizmente, todos nós temos o desejo de mudar os outros. É muito comum confundirmos nosso dever de proteger o irmão, ajudando-o com exortações, com o erro de tentarmos convencê-lo do pecado com nossos argumentos a nosso tempo.

A Bíblia deixa claro que convencer as pessoas de seus pecados é um ministério exclusivo do Espírito Santo de Deus, conforme João 16:8 diz: “Ele convence do pecado”.  Portanto, não cabe ao pastor, marido, esposa, aos  filhos, amigos esta função. Ela é somente do Espírito Santo.

Richard Foxter, no livro Celebração da Disciplina, pag. 40, diz que: Quando passarmos a acreditar de fato que a transformação interna é ação de Deus, não nossa, seremos capazes de deixar de lado a compulsão para endireitar as pessoas.”  John Owen em seu livro  -Para vencer o pecado e a tentação, pag. 149 diz: “Só Ele claramente e completamente convence o coração do mal, da culpa, do perigo, da corrupção, da concupiscência ou do pecado que precisam ser mortificados. Sem essa convicção ou enquanto ela for tão fraca que o coração pode lutar com ela ou diregi-la, não haverá uma obra completa”.

Devemos ser honestos e concluir que muitos casamentos estão em guerra constante porque os cônjuges tentam mudar um ao outro. A intenção pode até ser boa, ver o outro arrependido, mas essa mudança é realizada somente pelo Espírito Santo. Quem desejar exercer essa função tornará o problema ainda maior e pior. Em todas as áreas da nossa vida funciona assim. Creio que os pastores correm este risco constantemente ao aconselharem os irmãos. 

Ninguém reage bem a tentativa de ser mudado pelo outro, porque a ação de querer mudar não é biblicamente correta. Alguns poderão dizer que Natã convenceu Davi do seu pecado (2 Sm 12). Eu digo que não. Natã não convenceu Davi de nada. Deus enviou Natã apenas para falar a verdade. Natã não convenceu Davi. Quem o convenceu foi o Espírito Santo de Deus. Assim também é com a nossa vida. Não adianta querermos convencer as pessoas a não adulterar, mentir, roubar, usar drogas, amar o mundo, a sensualidade,  a promiscuidade e a abandonar o pecado e seguir a santificação.  Onde o Espírito não atua, não há mudança e sim, confusão, intriga e divisão.

Precisamos crer de uma vez por todas que o ministério de convencer do pecado, tanto o nosso quanto o dos outros, é somente do Espírito Santo. Mas, isso não quer dizer que vamos ficar de braços cruzados vendo as pessoas pecarem ou nós mesmos vivendo no pecado esperando sermos convencidos. Quando acreditamos que somos nós que convencemos alguém do pecado ou do nosso próprio pecado, isso gera orgulho ou decepção. Orgulho quando Deus age através de nós, pois pensamos que fomos nós mesmo e decepção quando nada acontece apesar do nosso empenho e esforço.

É preciso buscar a santificação, lutar contra o pecado para mortificá-lo, como também exortar uns aos outros, aconselhar, falar a verdade em amor, mas sem exigir mudança. A oração deve ser nossa primeira ferramenta usada neste processo. Orar por nós mesmos e pelos outros, suplicando ao Espírito Santo que nos convença do pecado, caso contrário, poderemos ouvir a verdade de nua e crua de alguém como Natã, e ainda assim, continuarmos na prática do pecado como se tudo estivesse bem. 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: