PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Por que continuamos no pecado?


A Bíblia é como um espelho, não para que fiquemos nos admirando, como muitos o fazem, mas para vermos todas as nossas imperfeições! Portanto, quem não lê, estuda e obedece a Palavra de Deus é cego em relação a sua própria condição espiritual. 

O salmista nos diz no Salmo 119:59: “Pondero em meus caminhos e volto meus passos para teus testemunhos”. Quanta sabedoria e humildade demonstra este salmista! Alguma vez já tivemos esta atitude de ponderar nossos caminhos e não somente isto, de admitir o erro, o pecado, o engano voltando-nos para o que diz a Bíblia? Só mesmo pela graça de Deus! Reflexão por reflexão é inútil. Ver o erro e continuar nele é pior ainda. Ser apenas ouvinte é nos enganar.

Aqui vemos uma relação direta entre mente e pés, ou seja, entre uma mente mudada e um caminho santificado. O salmista, em sua mente, considerou seus caminhos à luz da Palavra de Deus. Mas, não parou por ai. Sua mente foi renovada pela Palavra (Rm 12) e a partir de então, houve a real e visível mudança de direção. 

O Salmista não queria um diagnóstico apenas para ser informado de seus caminhos. Antes, ele desejava realmente uma mudança. Tanto é que ao considerar por onde estava andando, foi alertado pela meditação nas Escrituras do perigoso caminho que seguia e humildemente se arrependeu. A prova de seu arrependimento foi que ele parou de caminhar na direção que estava e voltou caminhar na direção oposta. Arrependimento é isto.

Muitos são aqueles que tiveram um diagnóstico de seu caminho mas que não foram sinceros com Deus e violentos consigo mesmos ao ponto de parar e desistir do que estavam fazendo, voltando-se para a obediência e santidade. Como o jovem rico (Lc 18:18), muitos ficam tristes quando a Palavra evidencia seus pecados ao invés de se arrependerem e de se alegrarem. 

Veja que não adianta querer mudar a conduta sem antes ter a mente renovada. Isso é hipocrisia e religiosidade. Isso não é mudança e sim maquiagem e não durará muito tempo. A verdadeira mudança começa de dentro para fora, com a renovação da nossa mente ao refletir na Palavra do Senhor. Na sequência, experimentamos uma nova realidade em nossa vida diária e uma mudança radical  em nossos caminhos.

Deus realmente nos transformará, não quando tentarmos mudança por nossa própria força ou determinação, mas quando lermos Sua Palavra, refletirmos, orarmos e  deixarmos que o Espírito Santo trabalhe ela em nossa mente. Agindo assim, certamente consideraremos todos os nossos caminhos e teremos condições, pela graça de Deus, de nos arrepender e abandonar o pecado. Caso contrário, continuaremos no pecado e andando por nossos próprios caminhos que parecem retos, mas que levam a morte (Pv 14:12).

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: