PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONSELHO É ALGO BOM?


Conselho é algo bom? Dizem por ai que se fosse bom ninguém daria, mas venderia. Na verdade, conselho pode ser  algo bom ou ruim, depende de quem o aconselha e o que é aconselhado.  

Lemos o conselho de Jetro ao seu genro Moisés, em Êxodo 18: 19: “Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.”  A seguir, no verso 24, lemos que “Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido.” O conselho de Jetro ajudou muito Moisés na condução do povo.

Por outro lado, temos a narrativa Bíblica que nos mostra o perigo de um mau conselho. Lemos em Números 31: 16: “Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do ­Senhor.”  Veja no que deu seguir um conselho contrário à Palavra de Deus!

No capítulo 16:23 de 2 Samuel, lemos: “Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus.”  Que conselho Aitofel tinha lhes dado? Vemos no capítulo 16: 20 e 21: “Então Absalão disse a Aitofel: “Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer?” Aitofel respondeu: “Aconselho que tenhas relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou para tomar conta do palácio. Então todo o Israel ficará sabendo que te tornaste repugnante para teu pai, e todos os que estão contigo se encherão de coragem”. Um conselho totalmente pecaminoso de alguém que eles tinham confiança. Precisamos considerar todos conselhos à luz da Palavra de Deus!

Entretanto, no capítulo 17, verso 6, lemos a exortação: “Quando Husai entrou, Absalão lhe disse: “Aitofel deu-nos o conselho dele. Devemos fazer o que ele diz, ou você tem outra opinião?” E, “Husai respondeu: O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom.” Não aceite tudo o que te dizem jovem. Mesmo quem já acertou uma vez, pode errar na próxima vez.

Em 2 Crônicas 10: 8,9 e 14, vemos o caso de Roboão que rejeitou o conselho das autoridades de Israel e preferiu ouvir os mais jovens, conforme lemos: “Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe deram e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo. Perguntou-lhes: Qual é o conselho de vocês? Como devemos responder a este povo que me diz: Diminui o jugo que teu pai colocou sobre nós?...seguiu o conselho dos jovens e disse: Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos.” Roboão foi ouvir conselhos de seus chegados, da sua turminha. Ele procurou conselheiros por conveniência, de acordo com o que queria ouvir e se deu mal!

Infelizmente, é comum também procurarmos conselheiros de acordo com o que queremos ouvir. Precisamos ouvir conselhos de homens tementes a Deus, que nos aconselhem de acordo com Palavra nos levando a obediência ao Senhor.
Por isso, dar ouvidos a qualquer um apenas porque tal pessoal está em evidência, ou porque tem algum curso superior, ou porque exerce algum cargo importante ou simplesmente porque é mais velho ou mais novo, por si só, não é algo sábio. Precisamos escolher cuidadosamente quem serão nossos conselheiros, sob o perigo de por em risco nosso casamento, a criação de filhos e a conduta cristã em todas as áreas da nossa vida. Devido a isto, somos aconselhados no Salmo 1:“Bem-aventurado aquele não segue o conselho dos ímpios” e de alguns crentes também!

Devido ao nosso orgulho, todos nós temos dificuldades em ouvir conselhos, principalmente de alguém que sabemos que irá dizer a verdade sem medo. Quando o conselho diverge de nossos planos, somos tendentes a rejeitá-lo porque não queremos admitir estarmos errados. Porém a Bíblia nos exorta em Provérbios 13:10: “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.” Você aceita conselhos que te levam a obediência a Deus? 

Daí que Provérbios nos exorta a buscarmos bons conselhos no capítulo 15 verso 23: “Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!” E também no capítulo 19:20: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” No capítulo 20: 18 lemos semelhante orientação: Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação.” 

Quem são, afinal, os seus conselheiros? Qual é a fonte que você vai buscar conselho quando está em dúvida sobre o caminho a seguir, quando está desanimado, amedrontado ou quando tem que tomar uma decisão seja em que área da vida for? São pessoas descompromissadas com Deus, os seus conselheiros? Você busca conselho para se vestir em revistas de moda ou em programas de TV que, em sua maioria, incentivam a sensualidade? Ao desejar namorar e casar, são as novelas, filmes, atores e atrizes os seus conselheiros? 

Cuidado: ser famoso não é indício algum de confiabilidade, portanto, não dê ouvidos a “celebridades” deste mundo. Busquemos conselhos primeiramente na Palavra de Deus, nossa fonte segura e inesgotável de sabedoria. Também, busquemos ouvir conselhos de cristãos tementes a Deus que tenham bom testemunho cristão, condições e coragem de, como Natã, por o dedo na nossa cara e dizer que estamos errados e em pecado quando preciso for. Eis ai um princípio de sabedoria: buscar conselhos na Palavra de Deus e naqueles que imitam a Cristo.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: