PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA.


Ao longo da vida nos deparamos com grandes tragédias. São acidentes aéreos, grandes naufrágios como o Titanic, ataques terroristas como o 11 de setembro, etc. A mais recente ocorrida no Brasil, foi a morte de centenas de jovens no estado do Rio Grande do Sul, quando estavam numa boate. A dor dos familiares é algo indescritível e só Deus mesmo para consolar nestes momentos.

Muitas vezes, o problema se torna ainda pior após as tragédias, devido, nalguns casos, a dificuldade nas investigações e a negligência na resolução e punição dos culpados que agrava a dor dos familiares que sentem-se desamparados e desprotegidos.

Entretanto, existe outra tragédia, certamente a pior da história, ocorrida há muitos anos, que matou todas as pessoas do mundo inteiro, de todas as épocas. Infelizmente, muitos a desconhecem, outros a ignoram. Inclusive eu e você nascemos mortos por causa dela! O palco não era uma boate ou um navio, mas um belo jardim. Não foi um ataque terrorista, não havia muitas pessoas aglomeradas, apenas um casal e alguns animais. Mas, o estrago foi incomparavelmente maior e pior. O livro de Gênesis relata esta tragédia completa no capítulo 3. É a história do pecado original de Adão e Eva no jardim do Éden. Leia!

O diagnóstico feito por Deus a respeito desta tragédia é que por causa do pecado de Adão, todos nós sofremos seus terríveis efeitos. A Bíblia diz em Romanos 5:15 a 19, que: "pela ofensa de um só, morreram muitos" (v.15); "o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação” (v. 16); "pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte” (v. 17); "por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação” (v. 18); "pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores” (v. 19).

Portanto, todos nós somos culpados. Por causa disto, nascemos mortos espiritualmente, afastados de Deus e com uma natureza contrária a Ele. Paulo, em I Coríntios 15:22 diz que “em Adão, todos morrem”. Em Efésios 2, temos a certeza de que “estávamos mortos em nossos delitos e pecados...”. E Romanos 5:10 diz:”Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a mor de seu Filhos, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida”.  Ninguém é inocente, “não há um justo”, pois, “todos pecaram” e que “todos se fizeram culpáveis perante Deus”, conforme Romanos 3. Mesmo antes de cometermos algum pecado, já éramos pecadores. Foi o que afirmou Davi no Salmo 51:5: “Nasci em pecado..”. Somos tão condenáveis como Adão.

Entretanto, essa tragédia não corre o risco de cair no esquecimento ou de ser negligenciada, porque fora cometida contra um Deus Santo, poderoso, amoroso e justo. Todos responderemos diante dEle.

Como sempre acontece, a solução aos culpados veio do Alto, como diz A. W. Tozer “O  evangelho nos ensina a doutrina da graça preveniente, que significa simplesmente que, antes de um homem poder buscar a Deus, Deus tem que buscá-lo primeiro”.  Eis a solução descrita na Bíblia em João 1:12: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus”. Ele é o nosso substituto! Crendo nEle desfrutamos do perdão divino e não somos mais culpados!

Diante disto, aprendemos que: a) o pecado existe e é algo terrível e que estamos sob seus inarredáveis efeitos; b) pecamos com Adão e Eva e isso não foi esquecido, c) iremos responder diante de Deus por isso, d) mesmo sendo pecadores, Deus proporcionou de forma justa, uma salvação para nós, e) aos que creem, não são apenas criaturas de Deus, mas filhos amados, pecadores, porém, redimidos, salvos e perdoados.

Assim, é urgente respondermos as perguntas: 1) tenho consciência que sou pecador? 2) Já fui salvo? 3) Creio em Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida? Lembremo-nos que, crendo nEle ou não, existiremos para sempre, ainda que morramos fisicamente. A diferença é que existiremos para sempre no céu ou no inferno, desfrutando do amor ou da ira de Deus. Por fim, creiamos que embora não sejamos culpados das tragédias que aconteceram no mundo, dessa tragédia espiritual nós somos culpados, admitindo isso ou não, pois a Bíblia afirma isso. Todavia, você faz parte daqueles que foram perdoados, justificados e que desfrutam de paz com Deus? 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: