PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COMO FAZER UMA BOA ESCOLHA?


Escolher, certo ou errado, é algo faremos a vida toda.  Cada fase da vida exige suas próprias escolhas. Mas, uma coisa é certa: escolhas trazem consequências, boas ou ruins.

Vemos em Gênesis 13 um caso interessante de uma má escolha. Abrão e Ló, tio e sobrinho respectivamente, já não podiam mais andar juntos devido a contendas entre seus pastores de rebanho. O excesso de gado era muito e o pasto, pouco. Então, para evitar contendas, Abrão, homem mais maduro, deu a prioridade para Ló escolher por onde queria seguir que ele iria para a direção oposta.

Ló, entusiasmado com o lucro e preocupado somente com seus bens materiais, afoitamente escolheu o que agradou aos seus olhos, as campinas do Jordão, próximas às cidades de Sodoma e Gomorra (v.10), que dispensam comentários sobre sua impureza e perversidade, conforme verso 13 do capítulo 19 de Gênesis diz. 

Toda a escolha de Ló foi puramente terrena e decidida pela ambição. Ló errou gravemente em sua escolha. Também, era de se esperar, afinal, ele não orou ao Senhor  e nem pediu conselhos ao seu tio  Abrão, homem temente a Deus e mais velho do que ele. Ló escolheu sozinho, não refletiu, não pensou nas coisas eternas, em sua integridade e nem em sua família. 

Nos capítulos 13, 14 e 19 de Gênesis, vemos as amargas colheitas dessa escolha, perdeu a esposa, a filhas engravidaram do próprio pai, etc. É preciso alertar que tudo isso começou sutilmente. Primeiramente, Ló começou acampando em tendas próximo as cidades de Sodoma e Gomorra. Foi se acostumando com isso e, quando ele novamente é citado, no verso 12 do capítulo 14, vemos que ele já morava em Sodoma, no meio da impureza e perversidade, onde toda a desgraça lhe aconteceu. É o que nos alerta o Salmo 1, sobre os passos da queda.

Que lição preciosa e urgente isso traz para nossa vida! Na hora de escolher um namorado (a), emprego, amigos, lugares para se divertir, lugares para morar, livros para ler, músicas para ouvir, sites para acessar, conversas, qual é o critério que define nossas escolhas? É a nossa vontade própria, nosso jeito de pensar, o lucro, sucesso ou é a Palavra de Deus? Oramos antes de escolher algo? Pedimos orientação aos cristãos mais maduros na fé?

Precisamos escolher certo, porque nossas escolhas dizem quem somos e elas nos trazem colheitas, conforme Gálatas 6:7. Contudo, o que nos capacita a escolher algo dentro da vontade de Deus é o nosso temor a Ele. É isto que o Salmo 25:12 nos ensina: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher”. O salmo não ensina fórmulas nem macetes para se acertar nas escolhas. O que ele ensina é o princípio para escolhermos corretamente, que é temer ao Senhor.  É isso que também ensina Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

Portanto, se por um lado precisamos escolher bem, pois nossas escolhas influenciam nossa vida e nos trazem boas ou péssimas colheitas; por outro lado, só teremos condições de escolher bem se temermos ao Senhor. Nossa preocupação primeira não deve ser escolher bem, pois não há técnica para isso. O que precisamos é buscar ao Senhor, temer o Seu nome, estar submisso à Sua Palavra para recebermos dEle instrução e sabedoria em nossas escolhas que certamente glorificarão a Ele e nos fará muito bem.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: