PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

À PROVA DA PALAVRA.


Existe um programa na televisão de sobrevivência chamado “À prova de tudo”, onde um experiente aventureiro é posto à prova nas mais diversas e adversas situações da natureza a fim de mostrar resistência a todas elas. 

Algo semelhante pode acontecer com os cristãos. É possível que estejamos resistentes a todas as exortações da Palavra de Deus por causa de um mesmo pecado, chamado incredulidade, que da origem a todos os todos os demais pecados em nossa vida.

É o que diz o autor de Hebreus no capítulo 3: 12 e 13: “tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo, pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

Através deste texto, somos exortados a usar todos os meios de graça, a considerarmos as tentações e a vigiarmos com diligência para não resistirmos à Palavra de Deus, pois se isto acontecer e é possível que aconteça, estaremos com um coração perverso e duro para com a Palavra de Deus. 

Certamente, houve um tempo em que éramos sensíveis à Palavra, atentos para a gravidade do pecado, porque considerávamos atentamente as advertências da Palavra de Deus. Entretanto, isso pode ter ficado no passado, infelizmente. 

É o que diz John Owen, em seu edificante e desafiador livro – Para vencer o pecado e a tentação, na página 114: “Você que costumava tremer diante da presença de Deus, diante de pensamentos de morte, do pensamento de estar diante dele, quando tinha mais certeza do amor dele do que tem agora, t era uma dureza de espírito que o não deixará ser tocado por essas coisas. Ele falará da sua alma e à sua alma, e você não se importará com nada; será capaz de ignorar os deveres, a oração, o ouvir e ler a Palavra; e seu coração não será nem mesmo ao mínimo afetado. O pecado se tornará algo insignificante para você; você o ignorará como se fosse nada; e assim ele crescerá.”

Acaso essa é sua atual e real condição? O pecado não mais o incomoda como já o incomodou antes? A certeza de que irá prestar contas da sua vida diante do Juiz Supremo do universo não o leva ao arrependimento e a buscar a santidade diariamente? A oração, a leitura da Palavra, o temor a Deus, a confissão de pecados, a luta pela santidade são coisas do passado em sua vida? 

Se as respostas foram positivas, certamente seu coração está endurecido pelo engano do pecado e isso é o mesmo que ter um coração perverso! Seu coração, infelizmente, está à prova da Palavra, resistente às Suas advertências e exortações. Então, só lhe resta clamar urgentemente por arrependimento a Deus, pedindo perdão e restauração do seu amor para com Ele.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: