PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

VOCÊ REALMENTE SE ARREPENDEU?


Todos aqueles que nasceram de novo, passaram necessariamente pelo arrependimento. João Calvino, em sua rica obra - As Institutas, volume 2, pag. 129, diz: “Ninguém pode receber a graça do evangelho pela fé, sem que volte atrás em sua vida extraviada, tome o caminho reto e se dedique com todo o empenho a refletir no verdadeiro arrependimento.”

Contudo, uma vez arrependidos, sempre em arrependimento, pois é uma ilusão dizer que nos arrependemos um dia para a salvação, sem que estejamos nos arrependendo dos nossos pecados todos os dias, como santificação.

Infelizmente é comum vermos pessoas que se dizem arrependidas, sem que estejam praticando o arrependimento diário. Descansam num arrependimento passado, esquecendo-se que arrependimento é um caminho que se deve andar nele a vida toda.

Segundo João Calvino explica nas Institutas, volume 2, pag. 132, “arrependimento é uma verdadeira conversão da nossa vida para servir a Deus e para seguir o caminho por ele indicado. Procede de um legítimo temor de Deus, não fingido, e consiste na mortificação da nossa carne e do nosso velho homem, e na vivificação do Espírito.”

Ainda, segundo Calvino, existem dois tipos de arrependimento: o legal e o evangélico. O legal é o qual “o pecador, angustiado pelo duro castigo imposto ao seu pecado, e como que partido ou quebrantado pelo terror da ira de Deus, permanece preso a essa perturbação, sem poder se desentravar”. Noutras palavras, a pessoa busca apenas o livramento mental da culpa. O evangélico, ainda segundo Calvino, é aquele “pelo qual o pecador, estando lamentavelmente ensimesmado e aflito, não obstante levanta-se e eleva-se, abraçando a Jesus Cristo como o remédio para a sua chaga, o consolo para o terror que o abate, o bom porto para o abrigar em sua miséria.” 

No grupo do arrependimento legal, temos alguns exemplos: Caim, Saul e Judas, pois as Escrituras descrevem o arrependimento deles como que temendo apenas a vingança e o juízo de Deus. No grupo do arrependimento evangélico, temos como exemplos: Davi e Pedro, que segundo as Escrituras, se arrependeram depois de serem feridos pelo aguilhão do pecado, firmando-se unicamente na misericórdia de Deus, voltando para Ele em amor e obediência. Em qual grupo você está?

Portanto, primeiramente, precisamos crer que é a bondade de Deus que nos leva ao arrependimento (Rm 2:4). Segundo, nosso arrependimento deve ser por temor a Deus, por amá-Lo mais do que ao pecado e não simplesmente por medo da punição.  Terceiro, a prova de que nosso arrependimento foi sincero é que temos andado em arrependimento, obediência, intimidade  e santidade a Deus todos os dias.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: