PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

QUAIS SÃO SEUS PLANOS PARA 2013?



Infelizmente, muitas expressões bíblicas que deveriam evidenciar um desejo profundamente sincero de nosso coração, estão desgastadas pelo uso indevido que fazemos delas. É o que acontece com a expressão “se Deus quiser”. 

Na maioria das vezes, infelizmente, usamos esta expressão sem temor e quase como um amuleto para nos trazer sorte. Apesar de falarmos “se Deus quiser”, não confiamos realmente que tudo está debaixo da Sua vontade. 

Certamente, esta expressão se fará presente neste ano que se inicia, quando renovamos nossos projetos pessoais, familiares e profissionais. É confortador saber que Deus não nos proíbe de planejar, desde, obviamente, que esses planos não estejam em oposição à  Sua santa Palavra. 

O problema é que, como resultado do pecado original, buscamos nossa autonomia. Por isso, planejamos nossa vida de forma independente de Deus e da Sua Palavra. Todavia, devemos crer que Deus é o sustentador do universo e todas as coisas acontecem somente debaixo da Sua permissão, crendo nisso ou não, essa verdade permanece imutável. 

Vejamos o que Tiago 4: 13 a 16 diz: “Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.”

Portanto, a Palavra de Deus não nos proíbe de planejarmos. Ela nos exorta a crermos que é o Senhor, pela Sua Soberana vontade, quem permite vivermos e realizarmos algo. Os que se esquecem dessa verdade, são jactanciosos e isso é algo maligno. 

Aprendemos que nossa vida é breve e frágil como a neblina e que, diante disto, devemos sujeitá-la a Deus, bem como, sujeitar a Ele nossos planos também. Submeter a Deus é confiar totalmente nEle, sabendo que se Ele quiser, viveremos e faremos isso e aquilo e que, se Ele não quiser, não viveremos e nem faremos isso e aquilo. Confiemos nessas verdades, sabendo que tudo está debaixo da vontade de Deus.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: