PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Buscar primeiro ou buscar somente o Reino de Deus?



            “Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.   Mateus 6:33

Qual o lugar que a Palavra de Deus ocupa em sua vida? Talvez, sua resposta seja rápida, afirmando que ela ocupa o primeiro lugar. Porém, ocupar o primeiro lugar ou ocupar tudo é a mesma coisa?

Quando lemos para buscarmos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, isso não quer dizer que há uma hierarquia, onde devemos buscar muitas coisas desde que o reino de Deus esteja em primeiro lugar. No ensino de William Hendriksen: “Buscar aqui é ter uma vida ocupada nisso, um esforço contínuo e perseverante em alcançar algo”.

O texto parece nos ensinar que devemos buscar o Reino de Deus e sua justiça com todo o nosso ser, acima de todas as coisas, de forma integral, de maneira que não haja concorrentes nesta busca. Não se trata de uma competição, onde nossa busca por Deus está ganhando, mas a qualquer momento a classificação pode se alterar. Um coração dividido não agrada ao Senhor.

A ideia do texto bíblico é que ao buscarmos a Deus com todo do nosso ser, desfrutaremos de seu cuidado com as demais coisas que os versículos anteriores detalharam: o corpo, o vestuário, comida, etc. Quando buscamos o principal, as demais coisas virão conforme a vontade de Deus. Essa busca não nos faz negligentes, antes nos faz ativos em nossos deveres. Mas o alvo da nossa vida, todos os nossos esforços se concentrarão em buscar e agradar ao Senhor.

Jonathan Edwards chamou essa busca por Deus, de “a atividade principal da vida cristã.” E todo o nosso vigor espiritual depende desta busca total, como disse George Muller: O vigor de nossa vida  espiritual  está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamento”. Buscar primeiro é buscar totalmente.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: