PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SÓ PECO SE VALER A PENA.

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós os que morremos para o pecado, com podemos continuar vivendo nele”? Romanos 6:1,2


É comum ouvirmos o ditado que afirma que “todo mundo tem seu preço”. Logo, se alguém ainda não fez algo que lhe foi proposto, seja o que for, é porque não lhe ofereceram o valor suficiente. Qual é o seu preço?

A imoralidade está crescente e dominando o cenário mundial. Em termos de Brasil ela está reinando tranquilamente. Não se tem mais certo ou errado. Atualmente, o homem é o critério absoluto de todas as coisas. É ele, individualmente, quem julga algo ser certo ou errado conforme seus conceitos e valores. Com isso, a Bíblia não é mais tratada como a verdade absoluta. O resultado é o caos que vemos todos os dias, por todos os lugares.

Com este trágico cenário, o que determina as pessoas a fazer ou  a deixar de fazer algo, não é o fato de ser pecado ou não, mas sim, se valerá a pena ou não, seja financeira ou socialmente. Inseridos neste contexto, muitas pessoas que se dizem cristãs e que, portanto, deveriam ter a Bíblia com sua regra de fé e prática, estão contaminadas por esse perverso pensamento. 

Assim, o que lhes estimulam ou impedem de praticar algo pecaminoso é o resultado final. Pensam: Vou ter mais lucro ao fazer isto ou aquilo? Será mais prazeroso namorar aquela pessoa, ir àquela festa, usar tal roupa, andar com aquela turma? O que será melhor pra mim? Se compensar, faço.

O que está em jogo é o bem-estar pessoal e o que definirá tais escolhas pode ser visto nas palavras: vantagem, lucro, prazer e sucesso. Pecar ou não é apenas um detalhe, o importante é como isto me beneficiará.

Em total oposição a isto, Paulo nos diz em Romanos 6: 1 e 2: “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós os que morremos para o pecado, com podemos continuar vivendo nele”? Para Paulo o pecado nunca compensava, nunca valia a pena, porque foi justamente do pecado que Cristo veio nos salvar!

Precisamos recuperar esta visão bíblica de que todo pecado é contra Deus e fere a Sua santidade. Foi isto que disse José (Gn 39:9) – “como pecaria eu contra Deus?”. Além disso, o pecado é uma fraude, porque a princípio pode ser prazeroso, mas nos afasta de Deus. 

Evidente que ninguém diz claramente que peca quando compensa. Contudo, em seus pensamentos e desejos isto é considerado muitas vezes. Quando ainda pesamos mentalmente os prós e contras do pecado, provamos ter uma mente perversa e carnal que ainda não foi regenerada e alcançada pelo verdadeiro evangelho. Não há preço, recompensa ou prazer que compense pecar. A santidade é o verdadeiro caminho da felicidade!

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Um comentário:

Anônimo disse...

"A santidade é o verdadeiro caminho da felicidade!" Isso explica porque existe tanta gente infeliz!