PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

QUEM SEGUE QUEM?



               
“A tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” – Salmo 119:105

Quando o salmista afirma no verso 105 do capítulo 119 do livro de Salmos que “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” o que ele realmente queria dizer?

Julgamos conhecer bem um lugar, até mesmo nossa própria casa, até que a energia acaba e tudo ficar escuro. Então, para andarmos de um cômodo a outro, damos caneladas em móveis, chutamos o canto do criado mudo e percebemos que na falta da luz, tropeçamos em lugares que são de nosso costume andar.

Da mesma forma, julgamos conhecer o melhor caminho para andarmos neste mundo. Tentamos nos convencer que somos autossuficientes e quando muito, que precisamos de ajuda da Palavra para algumas questões mais complicadas. Contudo, a verdade é que sem a iluminação das Escrituras andamos em trevas e em constante pecado neste mundo.

É muito comum, devido ao evangelho adulterado que se tem pregado por ai, o homem sentir-se o centro da vontade de Deus, crendo que o Senhor está a seu serviço, sempre atento logo atrás, torcendo pelo nosso sucesso. Ainda que soe estranho para muitos, esta visão é pecaminosa porque subordina o Criador à criatura. 

A Verdade é justamente o contrário, somos nós que devemos nos submeter à Palavra, tê-la sempre à nossa frente para andarmos dentro da vontade de Deus. É o que diz Provérbios 6:23: “Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz...” E também a segunda parte do Salmo 19:8: “Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos”. Sem esta lâmpada, caminhamos nas trevas.

Com isso em mente, o salmista confessa ser incapaz de andar por conta própria dentro da vontade de Deus. Nas palavras de João Calvino, em seu comentário de Salmos, vol. 4, pag. 251, lemos: “A menos que a Palavra de Deus ilumine o caminho, toda a vida deles é envolvida em trevas e escuridão, de modo que nada podem fazer, senão desviar-se miseravelmente do caminho certo”. C. H. Spurgeon não se cala, dizendo que  “somos andarilhos pela cidade deste mundo, e amiúde somos chamados a sair de sua escuridão; que jamais nos aventuremos ali sem a Palavra geradora de luz, para que não escorreguem nossos pés. Cada um de nós deve usar a Palavra de Deus pessoal, prática e habitualmente, para que visualizemos seu caminho e percebamos o que ele contém. Um dos benefícios mais práticos da Santa Escritura é sua diretriz nos atos do cotidiano: não para estarrecer-nos com sua radiância, mas para guiar-nos por sua instrução.”                                                                                                                                              
Portanto, paremos de acreditar que Deus segue logo atrás de cada um de nós iluminando nosso caminho. Deus não tem compromisso com nossos planos e sim unicamente com Sua Palavra. Quando andamos em nossos próprios caminhos, caminhamos para a morte (Pv 14:12). Que oremos para sermos obedientes, andando nos caminhos do Senhor, debaixo de Sua clara instrução.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: