PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ARREPENDIMENTO OU REMORSO?




“Não há nenhuma virtude em nosso arrependimento, se ele não nos levar a Deus. Mero desgosto pelo pecado não nos isenta da culpa. Pode haver remorso, mas não arrependimento”
                                                 (Stanley Jones )

 Arrependimento é uma das evidências seguras de que somos cristãos. O problema é que existe um produto parecido por ai, mas, falsificado, que engana as pessoas. Para distinguir um do outro, observe a seguinte diferença: o verdadeiro arrependimento nos leva a comunhão com Deus, o outro não.

O verdadeiro arrependimento restaura o que foi quebrado pelo pecado, nossa paz com o Senhor. O falso arrependimento, também chamado de remorso, não faz nada disso. Ele apenas nos deixa tristes conosco mesmos, nos faz sentir fracassados e derrotados moralmente, mas não nos revela pecado nenhum e nem tampouco, nos leva ao caminho da santidade. 

Todo mundo já sentiu remorso um dia, mas arrependimento só tiveram aqueles que Deus, por sua bondade, permitiu (Rm 2:4). Alguém que sente apenas remorso é capaz de em pouco tempo sentir-se bem e confiante consigo mesmo. O verdadeiro arrependimento, ao contrário, nos mostra quão pecadores somos e o quanto precisamos de Jesus Cristo, levando-nos a confiar somente em Cristo.

Portanto, um nos leva quebrantados a Deus, o outro nos leva confiantes em nós mesmos, a fim de melhorarmos nossas ações nas próximas vezes. Que tipo de arrependimento você tem tido em sua vida?

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: