PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS?



Todos nós esperamos algo uns dos outros. Os cônjuges esperam amor, respeito, companheirismo e fidelidade um do outro. Os pais esperam bom relacionamento com os filhos. Os amigos, esperam lealdade. Os filhos, esperam amor, respeito e companheirismo dos pais. Nós esperamos muito de Deus. Mas, o que Deus espera de nós?

Muitos pensam que Deus espera perfeição de seus filhos. Por pensarem isto, vivem afundados em culpa e desespero por verem que nunca atingirão tal exigência. Outros, noutro extremo, pensam que Deus não espera nada de seus filhos. Tais pessoas vivem um cristianismo barato, sem qualquer renúncia e santidade. Quem está certo? Ninguém.

A Bíblia é a prova incontestável que Deus nunca esperou perfeição de seus filhos. Mas, é prova também que Deus espera algo deles. Vemos graves pecados na vida de Davi, vemos medo em Moisés, mentira em Abraão, engano em Jacó. Contudo, Deus nunca os rejeitou por isso. Mas, nem por isso, tais pessoas viveram um cristianismo descompromissado.

Deus espera integridade, espera que pratiquemos a verdade com Ele. Que andemos na luz sem coração dividido, buscando a santidade (Hb 12:14).

É o que declara o salmista no salmo 119:80: Seja o meu coração íntegro para com os teus decretos, para que eu não seja humilhado”. Noutra passagem, Davi ao confessar seu pecado com Bate-Seba (Sl 51:6), afirma que “Deus ama a verdade no íntimo”. Isto nos tranquiliza por um lado porque vemos que Deus nunca esperou perfeição do seu povo. Por outro lado, nos enche de temor porque Ele espera integridade e verdade.

Coração íntegro é apresentado aqui em oposição a um coração dobre e enganoso. É como se o salmista dissesse que todos os que são destituídos de simulação, de falsa espiritualidade, são os que se rendem verdadeiramente a Ele.

Aquele que tem um coração reto e  íntegro diante de Deus, que ama a verdade, que busca ter uma vida de confissão de pecados, uma vida reta jamais terá motivos para se envergonhar.

Em Miquéias 6:8 lemos outra exigência do Senhor: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com seu Deus”. E, quem praticara a justiça, quem amará a fidelidade e andará humildemente com Deus senão aqueles que forem íntegros de coração?

Alguém já disse que é melhor um mundano declarado do que um cristão dividido. Aquele que deseja Deus e o mundo é considerado adultero para com Deus (Tiago 4:4). Estes serão objetos de humilhação porque servirão de motivo de zombaria pelos ímpios.

Portanto, pensar que Deus exige perfeição ou que Ele nada exige são duas heresias que precisamos resistir. Ambos os grupos usam isso como desculpa para uma vida livre no pecado. Mas não é esse o ensinamento da Bíblia. Devemos entender à luz das Escrituras que precisamos perseguir a santidade e a integridade para com Deus.


Alexandre Pereira Bornelli 

Nenhum comentário: