PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O QUE PREVALECE: O QUE FALAMOS OU O QUE FAZEMOS?



Ninguém duvida de que pensar corretamente deve preceder a ação. Porém, pensar certo não é tudo, embora seja o começo de tudo. É possível pensarmos certo, mas agirmos errado?

Lamentavelmente, é assustador o número de cristãos que dizem conhecer a verdade, mas que andam na mentira. Isto acontece quando as Escrituras são aprendidas como assunto comum e não como a Palavra de Deus ou quando a lemos para querer mudar os outros e não crendo que precisamos de transformação. A religião é que faz isto com as pessoas. Lembram-se dos Fariseus?

Caso fizéssemos uma pesquisa escrita, com perguntas específicas sobre a Bíblia e o comportamento cristão, muitos seriam aprovados. Todavia, muitos destes teriam suas condutas reprovadas pelas Escrituras. Que trágico fenômeno é este? 

Em I João 1:6 lemos a séria advertência: “Se afirmamos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”.  No capítulo 2, verso 4, lemos: “Aquele que diz: Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”.  No verso 9: “Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas”.

Por estes textos bíblicos tão claros, aprendemos que pensar certo, saber sobre a verdade, falar o que é teologicamente correto não significam nada se nossas ações são contrárias a tudo isso. Entre o que falamos e o que agimos, diante de Deus prevalecem nossas ações.

É essencial que primeiro conheçamos a verdade, “a tua Palavra é a verdade” (João 17:17), pois é ela que nos liberta (João 8:32). Entretanto, devemos também orar para que esta verdade transforme primeiramente nossa vida e assim, nossas ações serão transformadas. Cristãos com teorias certas, mas com práticas erradas são uma tragédia e uma vergonha para o cristianismo.

Portanto, devemos suplicar por arrependimento para que esta verdade que tanto dizemos saber e conhecer mude primeiro nossa vida. Não apenas uma mudança mental, mas sim, em nossos valores, comportamentos e relacionamentos. De dentro para fora.

 A prova que de fato conhecemos a verdade é que estamos sendo libertos do pecado e buscando praticar a Palavra de Deus em nossa própria vida antes de queremos que os outros mudem. Caso contrário, por mais que digamos coisas certas, por mais que continuemos pensando muito sobre nós mesmos, diante de Deus não passamos de mentirosos.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: