PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

QUAL A DISTÂNCIA ENTRE A BOCA E O CORAÇÃO?


Ter um discurso impecável, irretocável, teologicamente correto, mas um coração vazio e sem realidade espiritual é algo condenado pelas Escrituras. Este é o seu caso?

Lemos uma séria advertência na Palavra de Deus a respeito desse grave perigo em  Isaías 29:13, diz: “O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens”. Em I João 2:6 lemos: “Aquele que diz estar nEle, deve andar como Ele andou”. Ou seja, apesar do discurso correto, se nossa vida e nosso coração não estão em sintonia com o discurso, somos hipócritas.

Um exemplo positivo de alguém que falava e vivia de acordo com a Verdade de Deus está registrado no capítulo 119, verso 97 do livro de Salmos. Assim diz o texto bíblico: “Como eu amo a Tua Lei, medito nela o dia inteiro”. Muitos de nós podemos falar como ele que amamos a Palavra de Deus. Contudo, talvez poucos podem afirmar que meditam diariamente nas Escrituras como o salmista.

A evidência do nosso amor à Palavra está no fato de que investimos tempo na leitura, oração e meditação, como nos adverte o Salmo 1. João Calvino, em seu comentário do livro de Salmos, vol. 4, pag. 245, adverte-nos: “Se alguém se vangloria de amar a Lei de Deus, mas negligencia o seu estudo e aplica sua mente a outras coisas, tal pessoa revela a mais grosseira hipocrisia, pois um amor à lei, produz sempre meditação continua sobre ela”.

O tempo que temos investido diariamente na leitura e meditação da Palavra de Deus revela o tanto que de fato amamos a Deus e Sua Palavra. Willian Inge, nos pergunta: "Se gastamos 16 horas por dia em contato com as coisas desta vida e apenas 5 minutos por dia com Deus, será de admirar que as coisas desta vida sejam 200 vezes mais  reais do que Deus para nós?" Paul Washer nos desafia: "Vá e ofereça ao seu chefe o que você oferece a Deus, e veja quanto tempo você durará. Ofereça até mesmo aos seus amigos o que você oferece a Deus e veja quanto tempo vocês ainda serão amigos. Ofereça à sua família o que você oferece a Deus e veja por quanto tempo você terá uma família."

Aprendemos então que, embora fisicamente a boca fique próxima do coração, espiritualmente ambos estão muito distantes entre si, sendo que ter um bom discurso apenas, sem uma realidade interior no coração é o mesmo que afirmar que estamos mortos espiritualmente. Você vive de discurso apenas ou tem meditado nas Escrituras para ser ensinado e transformado por ela?

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: