PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A ESPERANÇA NÃO É A ÚLTIMA QUE MORRE.



O ditado popular diz que “a esperança é a última que morre”. No entanto, essa máxima não tem fundamento bíblico. A esperança bíblica, para muitos, se confunde com pensamento positivo ou projeções de desejos humanos. O que é afinal essa esperança inabalável que os crentes têm?

No Salmo 119:81 Davi, lemos a dura realidade com que o salmista testemunha, chegando ao auge de seu sofrimento, declarando: “Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua Palavra coloquei a minha esperança”.

Problemas, todo mundo têm. Mas, reagir como Davi diante deles é para poucos. Não para um grupinho especial, melhores que os demais, mas porque lhes foram desvendados a fragilidade humana e o poder de Deus. Assim, crendo somente em Cristo, devemos esperar na Palavra que Ele nos deixou.

Creio que o difere Davi da maioria de nós é o lugar e a qualidade da esperança que ele mesmo declara ter no verso 81. Esta esperança estava na Palavra de Deus e portanto, era uma esperança bíblica.

À época de Davi, segundo J. B. Douglas, em seu dicionário Bíblico “a maioria dos pensadores seculares do mundo antigo não consideravam a esperança como uma virtude, mas meramente como uma ilusão temporária”.

Daí segue-se que Davi ao afirmar ter sua esperança depositada na Palavra de Deus, deve ter soado algo duplamente ilusório para as pessoas. Primeiro, pelo próprio fato de ter esperança; Segundo, por ela estar vinculada a Palavra de Deus, que era desprezada pelos arrogantes (verso 85).

Diante disto, podemos ter certeza que esperança bíblica não é questão de temperamento de cada um, não é projeção de desejos com pensamentos positivos e não é algo que uma pessoa possui ou sonha em possuir.

Ao contrário disto, esperança conforme a Bíblia e segundo R. C. Sproul, “é uma firme convicção de que as promessas de Deus para o futuro se cumprirão”.

Como exemplo claro disto, temos o episódio na vida de Abraão descrito em Romanos 4:18: “Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações…”.

 Humanamente, nada podia lhe dar esperança ou justificá-la para que o tranquilizasse que iria ter um filho na velhice e que seria pai de muitas nações. Contudo, contra esses fatos contrários que não lhe dava qualquer esperança, em esperança creu. E o fez porque Deus o prometera, apesar das circunstâncias evidenciarem o contrário. A esperança está totalmente vinculada à fé em Jesus Cristo!

Jesus Cristo é a nossa esperança (I Timóteo 1:1 e Colossenses 1:27). E, justamente por isso, é que essa esperança nunca nos deixará frustrados, conforme Romanos 5:5 nos garante: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amore m nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.

Finalizando, destacamos 3 importantes benefícios dessa esperança bíblica. Primeiro, nos faz insatisfeitos com coisas passageiras e temporais, viveremos em busca das coisas eternas. Segundo, nos estimula a uma vida de santidade a Deus diariamente, e, terceiro,  nos fortalece a suportar os sofrimentos neste mundo com alegria, sem sentir-nos abandonados ou desamparados.

Meditemos nestas verdades da Palavra de Deus a fim de vermos se temos esperança bíblica ou se estamos iludidos confiando em projeções de nossos desejos ou em pensamentos positivos, assuntos estes que a  Bíblia não ensina.

Alexandre Pereira Bornelli 

Nenhum comentário: