PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NÃO PERCA TEMPO.



Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12

Hoje em dia virou status dizer que não se tem muito tempo, embora o tempo continue o mesmo. Pessoas acumulam compromissos em excesso e depois reclamam de problemas de saúde. Crianças cada vez mais atarefadas e adultos com agendas lotadas são evidencias disto.

A ordem que se ecoa num mundo cada vez mais competitivo é para aproveitar o tempo, afinal, se tem algo que não conseguimos recuperar sãos os minutos que já se passaram. A questão é: o que é aproveitar o tempo?

Inseridos neste contexto, cristãos sofrem a mesma pressão. A correria, o excesso de atividades, compromissos e projetos pessoais ambiciosos têm roubado todo o tempo e sugado a energia que deveriam ser investidos nas questões eternas, onde o tempo não existirá.

Refletindo sobre isso, Willian Inge, nos pergunta: “Se gastamos 16 horas por dia em contato com as coisas desta vida e apenas 5 minutos por dia com Deus, será de admirar que as coisas desta vida sejam 200 vezes mais  reais do que Deus para nós?” É justamente isto que tem acontecido.

O tempo está passando e com ele os anos, a idade e as oportunidades. Estamos envelhecendo, os filhos estão crescendo, mas continuamos perdendo tempo em não praticar a Palavra de Deus, em guardar amargura, ressentimento e inveja no coração a despeito de estarmos aproveitando cada minuto para vivermos em função da nossa própria vontade.

Famílias se desintegrando e casamentos explodindo, mas poucos querem gastar tempo para refletir nisto à luz da Palavra de Deus. Procrastinam em obedecer a Palavra e se agarram no suposto direito e justiça própria que julgam ter. Enquanto isso, o tempo está passando.

Paul Washer nos exorta: Vá e ofereça ao seu chefe o que você oferece a Deus, e veja quanto tempo você durará. Ofereça até mesmo aos seus amigos o que você oferece a Deus e veja quanto tempo vocês ainda serão amigos. Ofereça à sua família o que você oferece a Deus e veja por quanto tempo você terá uma família.” E Richard Baxter nos desafia a pensar, ao dizer: Se vós apenas desejásseis obter o conhecimento de Deus e das coisas celestiais tanto quanto desejais saber exercer vossa profissão, já teríeis vos lançado a este empreendimento, sem vos importardes com o custo ou as dificuldades, até que o tivésseis obtido. Mas vós dedicais de bom grado sete anos a aprender a profissão, e nem um dia, em cada sete, quereis entregar ao aprendizado diligente das coisas concernentes à vossa salvação”.

Diante da gravidade do quadro apresentado, devemos refletir sobre nossa própria condição e nos perguntar: até quando vamos continuar ocupando todo ou a maior parte do nosso tempo para nossos projetos e ambições pessoais e desperdiçando nosso tempo em não investirmos nas coisas eternas? Até quando iremos permanecer desobedientes a Deus? Até quando iremos abrigar ira, ressentimento, falta de perdão, amargura em nosso coração contra alguém e pensar que estamos em paz com o Senhor?  Isso é perda de tempo. Afinal, o tempo está passando e chegará um momento em que não teremos mais tempo para arrependimento. Ter coração sábio é aproveitar o tempo e os dias para temer e obedecer ao Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: