PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

EVIDÊNCIAS DO AMOR DE DEUS.



Ter a certeza de que Deus nos ama  é algo perturbador em muitos corações. Como saber se somos alvos do amor de Deus? Qual a segurança que podemos ter para dizer: agora sei que Deus me ama? 

O fato é que o grupo que deseja desfrutar do amor de Deus é muito maior do que o grupo que deseja amá-lo. Ser amado por Deus, para muitas pessoas, é o mesmo que ter sucesso material, saúde inabalável, negócios prósperos e etc. Isto, porém, é um engano semeado em muitas igrejas. A Bíblia não endossa tal afirmativa. Pelo contrário, Jesus ensina em João 16:33 que passaríamos por aflições.

Uma pessoa pode desfrutar de todas as regalias materiais e ser alguém que não tem nenhum relacionamento com Deus, alguém que despreza o Senhor. Tais pessoas são arrogantes e não permanecerão no dia do juízo final. Esta é a mensagem do Salmo 5: 5: “Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos que praticam iniquidade”. 

João Calvino já afirmou nas Institutas, vol. 2, pag 26: “Se alguém quiser julgar pelas coisas presentes quem Deus ama e quem Deus odeia, trabalhará em vão, visto que a prosperidade e a adversidade são comuns ao justo e ao ímpio, ao que serve a Deus e ao que lhe é indiferente. De onde se infere que nem sempre Deus declara amor aos que ele faz prosperar temporalmente, como tampouco declara ódio aos que ele aflige.”

Bens materiais, por si só, nada significam para provar o amor Deus por alguém. O bem maior e eterno é crer em Jesus e viver com esta certeza: meus pecados foram perdoados, agora eu sou filho de Deus (João 1:12)!

Portanto, eis algumas evidências do amor de Deus por nós: a) como resposta a este amor, também O amamos (I João 4:19); b) guardamos os Seus mandamentos (João 14:21), c) amamos a Sua Palavra (Sl 119:97)  e; d) estamos sendo libertos do amor ao mundo e de suas concupiscências (I João 2:15 a 17).

 Aos que creem em Jesus Cristo, desfrutam da segurança do amor de Deus gerada pelo Espírito Santo que testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16). E este amor é incondicional e invariável como afirma Philip Yancey: "Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais; não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos".

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: