PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 29 de julho de 2013

MEIA VOLTA, VOLVER.



Não é fácil parar de fazer algo, por simples que seja, porque isso implica em reconhecer que estamos errados. Lutamos por provar que estamos certos o tempo todo. Isto é fruto do pecado do orgulho enraizado em nós.

Ninguém, por conta própria, tem a capacidade de discernir seus próprios pecados e voltar-se para Deus. Sem uma séria reflexão diante da Palavra, permanecemos cegos e ignorantes a nosso respeito.

Todavia, quando estudamos as Escrituras, ela exerce em nós uma dupla função:  revela-nos a pessoa de Cristo e revela nossa condição espiritual (Tg 1:23 a 25).

No Salmo 119:59, vemos um claro exemplo disto. Diz o salmista: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos”.

Duas coisas são fundamentais: considerar e voltar. Voltou porque considerou e considerou disposto a voltar. Muitos consideram apenas especulativamente, sem interesse em obedecer.  Ficam tristes com o diagnostico da Palavra, mas continuam no mesmo procedimento. Isto é apenas remorso.

Entretanto, o caso do salmista é diferente. Após examinar sua vida diante da Palavra, ele volta seus passos em direção a Deus. Isto é arrependimento.

Isso nos mostra que arrependimento é algo visível.  Não podemos dizer que arrependemos se continuamos deliberadamente na mesma direção, fazendo as mesmas coisas. Arrependimento é dar as costas.

Considerar nossos caminhos  é um dever constante que precisamos cumprir se queremos realmente ser discípulos do Senhor.

Portanto, sem que isso aconteça, pode ter acontecido tudo, menos o verdadeiro arrependimento.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: