PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O QUE É PIOR: PALESTRA NO CIRCO OU ESPETÁCULO NA IGREJA?



Milhares de pessoas vão regularmente à reuniões. Contudo, enganadas ou confusas, podem estar prestando culto a si mesmas. Precisamos resgatar o verdadeiro sentido de nos reunirmos como cristãos. Qual a finalidade da reunião da igreja?

Imagine por um instante você indo ao circo com seus filhos e chegando lá, você compra pipoca, se preparando para o espetáculo. O clima todo é de descontração. A expectativa é grande! Famílias chegando com suas crianças empolgadas e pais relembrando sua infância!

Porém, ao apagarem-se as luzes, um palhaço, sem fazer palhaçada, anuncia: “Respeitável público, hoje não iremos ter espetáculo. Ao contrário, teremos uma palestra sobre a importância do palhaço e seus reflexos na sociedade.” Haveria protestos diante de tamanha palhaçada. Afinal, circo não é lugar para palestra e sim de espetáculos e descontração. 

Com relação à reunião da igreja tem acontecido problema semelhante. Muitas pessoas vão às reuniões na esperança e expectativa de ouvirem músicas e  pregação que exaltam a pessoa de Cristo e Sua Palavra. 

Todavia, ao chegarem lá esta esperança logo é dissipada. Em lugar de músicas cristocêntricas, ouvem-se músicas que exaltam o homem e toda a sua “busca” por Deus. Na hora da pregação a coisa piora. Ouvem-se  mensagens de autoajuda e até verdadeiros espetáculos de pastores metidos a comediantes ou a palestrantes motivacionais de empresas. Que tragédia!

Noutras palavras, é como se o pastor anunciasse do púlpito: “ O culto é para você sentir-se bem. Deus é louco por você e você precisa dar uma chance a Ele”. Nestes casos, obviamente, a mensagem não abordará o pecado, arrependimento e exortação. Isso é culto ao homem. 

É preferível ter a decepção do circo a da igreja. É menos trágico um palhaço sem graça no circo do que um pastor engraçado no púlpito. A reunião da igreja é para cultuarmos a Deus e não o homem. Ali deve haver culto agradável ao Senhor e não às pessoas, nem mesmo aos visitantes. As músicas, orações, pregação tudo deve ser para exaltar a pessoa de Cristo. 

Sentir-se bem não é o termômetro do verdadeiro culto a Deus, pois muitas vezes podemos sair confrontados e exortados por termos que rever caminhos tortuosos que exigirão renúncia, arrependimento e confissão de pecados. Porém, posteriormente, a Palavra trabalhada em nosso coração nos fará desfrutar de paz interior em meio às mudanças necessárias. 

Portanto, reunião da igreja é para cultuar a Deus, não para agradar os crentes ou visitantes! O que realmente nos atrai para o Evangelho é a própria Palavra de Deus quando pregada fielmente! C. S. Lewis afirma: ”... o culto perfeito seria aquele em que quase teríamos estado desapercebidos dele; nossa atenção teria estado em Deus." Isso é culto a Deus, o resto é idolatria e perda de tempo.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: