PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CRER É NÃO FAZER NADA?



                                          
Uma das características determinantes do pecado é o desequilíbrio que ele nos causou. Uns confiam somente em si mesmos e nos homens, enquanto que outros recorrem somente a Deus sem tomarem atitudes práticas nesta vida. O que fazer?

Em I Pedro 5:8, vemos que precisamos “vigiar e orar”. O Salmo 127 nos ensina que “se Deus não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Note que devemos trabalhar e vigiar, mas orar confiando unicamente em Deus. A soberania de Deus não nos faz negligentes. 

Conta a historia que D. L. Moody, talvez o maior evangelista da história, estava num pequeno barco com um amigo. De repente começou entrar água no barco. O amigo confiante que estava ao lado de um grande homem de Deus, ficou assustado ao vê-lo tirando água com rapidez usando um pequeno balde. Então, inconformado, perguntou: “Moody, você que é um grande homem de fé, não vai orar para Deus nos livrar desse naufrágio?”. Ao que Moody lhe respondeu: “Estou orando”. 

Essa deve ser nossa postura diante de Deus: se temos um balde, usemos; se temos médicos, consultemos; se temos portas para trancar nas casas, tranquemos; se temos que melhorar a alimentação, melhoremos; se temos que perdoar, perdoemos; se temos que ensinar nossos filhos o evangelho, ensinemos. Em tudo, porém, confiemos e descansemos na vontade divina.

Com relação à saúde, também oscilamos. Vejamos o exemplo bíblico em 2 Crônicas 16:12,13: “No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, só dos médicos. Então, no quadragésimo primeiro ano do seu reinado, Asa morreu e descansou com seus antepassados.”

A verdadeira fé é obediente à Palavra de Deus. Usemos com gratidão os meios e recursos que Ele nos deu, mas confiemos unicamente no Senhor e não nos meios. Provérbios 21:13 nos adverte: ”O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor”.  E, Spurgeon nos exorta: “Deus não irá adiante do homem que marcha em sua própria força”

George Muller resumiu assim este princípio: “Este é um dos grandes segredos relacionados ao serviço bem-sucedido para o Senhor - trabalhar como se todas as coisas dependessem de nossa diligência, mas, apesar disso, não depender do menor de nossos esforços, e sim das bênçãos do Senhor" (Narrativa, vol. 2. p. 290). 

Nosso dever? Obediência. Nossa obrigação? Descansar totalmente em Deus. 

Alexandre Pereira Bornelli 

Nenhum comentário: