PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EXISTE VAZAMENTO EM SUA VIDA?



Grande quantidade de água de uma piscina pode desaparecer lentamente se tiver um pequeno vazamento na estrutura. Uma pequena fenda pode levar a um rompimento trágico em uma barragem. Um pequeno vazamento em sua vida pode causar sérios problemas. Existe vazamento em sua vida?

Todos nós, indistintamente, buscamos prazer e alegria na vida. Seja no estilo de vida que for, a princípio, fomos atrás de felicidade, ainda que hoje estejamos profundamente tristes. 

Buscar alegria é inerente ao ser humano e é muito bom que a busquemos. O problema, no entanto, surge em nossa busca. Em qual fonte temos buscado a verdadeira alegria? No dinheiro? No casamento? No sucesso? Lazer? Conhecimento? Sexo? Reputação? Comida? Viagens? Relacionamentos? Esportes? Em vestir-se bem? A lista é enorme.

Muitas coisas lícitas dessa vida podem nos trazer alegria, tal como um bom casamento, filhos, emprego, saúde, amigos, etc. Todavia, essas fontes são esgotáveis e temporais, sujeitas a desapontamentos e perdas. 

Para os que creem em Jesus Cristo e O tem como Senhor e Salvador de suas vidas, existe uma alegria duradoura e eterna reservada a eles. Agostinho afirma que: “Existe uma alegria que não é concedida aos que não amam a ti (ó Deus), mas apenas aos que o amam por Ti somente. Tu mesmo és a alegria deles”. Nosso coração não deve estar preso nas bênçãos de Deus, senão no próprio Deus.

Nossa verdadeira alegria não está em ter coisas, mas sim em ter a Cristo como tesouro maior. Como diz C. H. Spurgeon: “O estado mais feliz de um cristão é o de mais santidade. Como o calor próximo do sol é o mais intenso, assim é a felicidade mais junto de Cristo. Nenhum cristão usufrui desse conforto enquanto tem os olhos fixos em coisas sem valor. Não culpo os ímpios por se atirarem aos seus prazeres. Que tenham sua satisfação. Isso é tudo o que eles têm para usufruir, mas os cristãos têm de buscar seus prazeres e alegrias numa esfera superior às insípidas frivolidades do mundo. Correr atrás de coisas fúteis é perigoso para almas renovadas”.

O apóstolo Paulo aprendeu a estar feliz em toda e qualquer situação, boa ou ruim (Fl 4). Daí que podemos afirmar que ninguém nasce sabendo ser alegre, nós nascemos mestres em reclamar e murmurar, por causa do pecado que habita em nós. Precisamos aprender na escola da Palavra de Deus a sermos alegres, a ter a verdadeira alegria cristã, que é Cristo mesmo!

Portanto, se somos cristãos e não desfrutamos de alegria, independentemente das circunstâncias, estamos com algum vazamento em nossa vida, ou seja, estamos buscando alegria em coisas passageiras, como diz Billy Sunday: Se você não tem alegria na vida cristã, existe vazamento em algum lugar de seu cristianismo”. J. C. Ryle diz que “sem Cristo, ninguém será verdadeiramente feliz neste mundo, ainda que desfrute das melhores circunstâncias da vida”.

O que fazer? Devemos orar a Deus suplicando por arrependimento para que estes vazamentos sejam vedados com a verdadeira alegria que é ter a Cristo como nosso tesouro maior,  antes que este vazamento se rompa causando alagamentos e maiores estragos em nossa vida, na vida da nossa família e na comunhão da igreja.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: