PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

VOCÊ É UM CRENTE PREGUIÇOSO?



A preguiça nunca foi valorizada. Não há benefícios em ser preguiçoso. A preguiça deve ser combatida de forma muito séria, pois pode levar uma pessoa a ruína, tanto material quanto espiritualmente. Como alguém pode ser um crente preguiçoso?

Aquela pessoa que deseja ser santo sem buscar a santidade é preguiçoso. Tal pessoa ora: "Senhor, santifica minha vida enquanto eu durmo e enquanto estou fazendo as coisas que gosto". Ora, isto é a oração do preguiçoso e do negligente. Ele deseja as coisas certas, santificação; mas, da forma errada, ou seja, desde que não lhe custe nada. 

J. C. Ryle disse que "não há santificação sem luta". Realmente, não há. Luta contra os desejos da carne, luta contra a própria preguiça de querer que Deus nos torne santos sem qualquer participação nossa, luta contra nossa natureza pecaminosa. Santificação não acontece num piscar de olhos como a regeneração.

Portanto, desejar ser santo não é tudo. A Bíblia diz em Hebreus 12:14 que devemos seguir a santificação. Isso implica no fato de que temos responsabilidades quanto a isto.

J. Sidlow Baxter também afirma que "nenhum assunto que já ocupou os pensamentos dos crentes deve ser mais urgente do que o da santificação pessoal".  Você pensa, deseja e busca a santificação? Spurgeon afirma claramente que "a santificação é o lado visível da salvação". 

Vemos então, que a santificação é algo que exige nossa participação diária. É claro que Deus é quem opera o desejo primeiro em nós, mas devemos responder a este operar. 

Santificação pessoal é a busca por andar nos caminhos de Deus, por obedecer à Sua Palavra e tê-la como regra de fé e prática. Isso é algo que devemos buscar todos os dias.

Esclarecendo um pouco mais este operar de Deus e a nossa participação, nossa luta pela santificação, lemos C.H. Spurgeon que diz em seu livro O Alfabeto de Ouro, pag. 66: "A graça não nos trata como toras de madeira ou pedras, que são arrastadas por animais adestrados ou máquinas, mas como criaturas dotadas de vida, razão, vontade e forças ativas que se dispõem e são capazes de mover-se se porventura houver necessidade. Deus opera em nós, mas é para que possamos querer e agir de acordo com seu beneplácito".

Aprendemos que devemos ser santos e para que isto aconteça, devemos lutar todos os dias por observar, guardar e amar a lei de Deus, o que fará com que lutemos contra o pecado, a cobiça e os prazeres da carne. Como está sua luta?

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: