PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

É POSSÍVEL TER TUDO E FICAR INSATISFEITO?



   
Existem certas ironias na vida. Uma delas é o fato de podemos ter tudo e não termos nada ao mesmo tempo. Quantas pessoas você conhece que estão nesta situação: possuem tudo o que um ser humano deseja nesta vida, mas, ao mesmo tempo, vivem insatisfeitas?

Salomão sentiu-se assim! Quando lemos Eclesiastes vemos que ele teve tudo o que o ser humano naturalmente deseja: dinheiro, sucesso, fama, relacionamentos e sabedoria. Contudo, no final de seu livro, capítulo 12 verso 13, lemos suas últimas palavras: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isso é o dever de todo homem”. 

Noutras palavras, Salomão declara que tudo o que teve na vida não lhe não lhe fez realmente feliz e não trouxe significado para sua vida.  Ele teve tudo e sentiu-se vazio, por isso afirma que temor a Deus é o que mais importa nesta vida (Pv 1:7).

Outra passagem é o conhecido caso do fazendeiro registrado em Lucas 12. Ali vemos um homem que teve a maior colheita da sua história. Não se preocupava com as contas do fim do mês. Estava com os celeiros abarrotados. Com celeiros transbordantes mas com seu coração vazio de Deus. 

Não havia ali temor a Deus, não havia ali um coração que amava ao Senhor mais do que todas as coisas. Ao contrário, amava e confiava em suas riquezas. Morreu sem desfrutar do que lutou por conquistar a vida inteira.

O filho pródigo não fez diferente. Preferiu sair de casa e curtir a vida como a maioria dos jovens sonham em fazer. No começo foi só alegria. Logo depois, o prazer transitório do pecado deu lugar ao sofrimento e ao desespero. Reconheceu seu pecado diante de Deus e voltou arrependido para casa.

Tais personagens bíblicos foram pessoas que tiveram tudo, mas que não tinham nada ao mesmo tempo. Acreditaram na propaganda enganosa do pecado que lhes prometeu felicidade sem Deus. Aprenderam que a vida sem Cristo oferece apenas prazeres transitórios. Moisés sabendo disto trocou todas as suas regalias temporais no palácio de Faraó para sofrer com o povo de Deus! (Hb 11: 24 a 26)

Qual é a sua situação? Você anda à procura de significado para sua vida no dinheiro, no sexo, nas festas, na fama, nas riquezas, no lazer, em viagens, no casamento, nos filhos, na comida e bebida? Você quer tentar sucesso andando pelo mesmo caminho onde milhares de pessoas já voltaram arrependidas? Você pensa que com você tudo vai ser diferente? Tenha certeza que não vai. Provérbios 14:12 diz que “há caminhos que ao homem parece reto, mas o fim deles é a morte”.

É possível que você tenha ou venha a ter tudo o que deseja, mas continuará não tendo nada se não amar a Deus mais do que a estas coisas. O apóstolo Paulo, aprendeu esta lição e nos ensina em Filipenses 4:4, quando diz: “Alegrai-vos no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”.  E nos versos 11 a 13, conclui: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de escassez; tudo posso naquilo que me fortalece”. 

Não é a riqueza ou a pobreza que trazem desgraça ou felicidade. Podemos ser ricos e humildes diante de Deus ou pobres e arrogantes e vice-versa. A questão está em amarmos a Deus acima de tudo e buscar nesse relacionamento pessoal com Ele, o significado da nossa existência, ou seja, viver para a Sua Glória, amando-O pelo que Ele é! Nossa alegria está em Deus. Alegrai-vos no Senhor!

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: