PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CORAÇÃO DE SEBO



Nossa sensibilidade aos acontecimentos da vida não são padronizados. Existem determinados fatos que nos sensibilizam mais do que outros e o que nos sensibiliza pode causar indiferença noutras pessoas. Isso é normal e pode até trazer equilíbrio em nossos relacionamentos. 

Porém, quando a questão é a Palavra de Deus, precisamos igualmente ter um coração sensível, se queremos andar em santidade. Sensibilidade bíblica não é ser fraco, mas sim, pronto em obedecer a Palavra e arrepender dos pecados. 

Quando lemos as Escrituras somos levados pelo Espírito Santo a refletir sobre nossa própria vida, o que precisa ser mudado, abandonado ou mesmo progredido. Quando temos sensibilidade à Palavra, imediatamente iremos suplicar a Deus por misericórdia e graça para praticar aquilo que ouvimos ou lemos. 

Todavia, a falta dessa sensibilidade nos faz pensar somente no que o nosso cônjuge, filhos, pais, irmãos e amigos precisam mudar. Para o insensível de coração, sua vida está sempre em harmonia com as Escrituras, muito embora seja apenas um religioso.

Davi diz no Salmo 119 versos 69 e 70: Os soberbos têm forjado mentiras contra mim; não obstante, eu guardo de todo coração os teus preceitos. Tornou-se-lhes o coração insensível, como se fosse de sebo.” Soberbos são aqueles que vivem autonomamente, que não se importam com Deus. Examinar a própria vida à luz da Palavra não é prática de tais pessoas. 

A expressão “coração de sebo”, segundo João Calvino[i], deve-se ao fato de que “a gordura do corpo humano, como informa os fisiologistas, é absolutamente insensível, sendo as partes membranosas e magras as únicas que são sensíveis. De acordo com isso, gordura do coração é usada com muita propriedade para expressar a insensibilidade, estupidez ou sensualidade daqueles sentimentos ou afeições de que o coração é considerado a sede”.

Devemos cuidar para que nosso coração não se torne insensível à Palavra, sabendo que apesar  de gostarmos de ouvir sermão, reunir, cantar e até orar, podemos ainda assim, ter coração de sebo se não oramos por arrependimento genuíno em nossa própria vida!

Portanto, quando a Palavra não mais no incomoda, quando arrependimento é coisa do passado em nossa vida, quando pedir perdão ou perdoar são práticas incomuns, o diagnóstico bíblico é que temos um coração de sebo, cínico para com Deus e cheio de justiça própria. A insensibilidade, na verdade, é incredulidade. Seu coração é de sebo?

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI


[i] Salmos, volume 4, pag. 225

Nenhum comentário: