PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 31 de março de 2014

SANTIDADE OU SENSUALIDADE: O QUE CARACTERIZA SUA VIDA?

Existem coisas tão claras nas Escrituras que não precisamos orar a Deus para saber a vontade dEle para nossa vida. Uma delas é sobre a nossa santificação. Em I Tessalonicenses 4:1 lemos: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...".

Está claro que a vontade de Deus é que busquemos a santidade. O que precisamos é orar pedindo ao Espírito Santo para que Deus nos ajude nesse processo de santificação que devemos buscar. E essa santificação não é algo abstrato, teórico ou distante de nós. 

Ao contrário, Paulo nos versículos seguintes mostra claramente como devemos buscar a santificação: abster da prostituição, possuir o próprio em santificação e honra, sem o desejo de imoralidade como aqueles que não conhecem a Deus, sem provocar ou estimular os outros a pecar. 

Nos versos 6 a 8 , Paulo afirma que de todas estas coisas Deus é o vingador de quem assim proceder e que o chamado de Deus a cada um de nós não foi para viver na impureza, mas sim, um chamado específico para a santificação (Ef 1:4). E no último verso, o de nº 8, Paulo exorta a que não rejeitemos estas coisas, porque se assim fizermos estaremos rejeitando a Deus e não a homens. Existem duas maneiras clássicas de rejeitarmos isso. 

A primeira é quando dizemos que estas exortações não são para nós, mas sim para os outros, pois não precisamos delas. A segunda maneira é quando alegamos que não temos condições de viver em santificação porque é algo impossível. 

Contudo, o próprio verso 8 diz que Deus nos deu o Espírito Santo e é Ele quem nos guia a toda a verdade e nos capacita a fazer a vontade de Deus. Não temos justificativas. 

Como está sua vida? Está em santificação? Você tem usado o corpo em santificação e honra ao se vestir, namorar e viver? Lembre-se, não rejeite estas verdades e nem transfira a necessidade de refletir sobre elas.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: