PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quarta-feira, 5 de março de 2014

MUITA ORAÇÃO, MUITO PODER?



Adesivos de carros têm sido ótimos meios de divulgar heresias bíblicas. Mesmo citando versículos bíblicos, muitas vezes são heresias, porque quando  se tira um versículo fora do seu contexto, cria-se uma heresia. Nesta mesma página você pode procurar artigos sobre este assunto, onde tratamos de vários casos semelhantes.

Um exemplo de mensagem perigosa, embora não seja um versículo bíblico, que lemos em adesivos colados em carros, é o que diz: "Muita oração, muito poder". Existe poder na oração? Quanto mais oramos, mais poder temos? É isso que a Bíblia ensina? 

Em Isaías 1: 15 vemos que essa frase acima não é bíblica. Ali lemos Deus condenando a hipocrisia e o culto formal, sem santidade e temor. Diz o texto: "Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!". Deus não se impressiona com a aparência, antes Ele sonda nossas motivações mais íntimas do coração. De que adianta orar, orar e orar tendo um coração hipócrita, sem santidade na vida, sem temor a Deus, sem um coração sincero diante dEle? 

Podemos passar dias e dias orando que Deus repetirá sua sentença: "mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei!". O que precisamos não é muita oração, mas sim, muita santidade, muito temor diante de Deus, muito arrependimento e andar muito na luz com Deus. 

A oração não é uma moeda de troca com o Senhor, não é uma senha para conseguir algo de Deus e nem uma arma que temos para vencer o Senhor na canseira, insistência ou aparência de piedade. Oração é um meio de comunhão que temos com nosso Deus.
Alexandre Pereira Bornelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre, concordo com o que você disse.
De fato todos nós precisamos de muita santidade, muito temor e andar muito na luz com Deus. Captei a essência do que você quis transmitir e sei que o ES fica feliz com esse modo de pensar e agir.

Porém, discordo um ponto. Não vejo a seguinte frase como heresia: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder".

O que retenho dessa frase é que quanto mais orarmos, quanto mais comunhão com o Pai buscarmos, maior será nossa intimidade com Ele, mais liberdade ele terá para agir em nossa vida. E como consequência disso, "mais poder" do ES, ou melhor, mais mover e agir do ES teremos em nossa vida.

Ao meu ver, a essência dessa frase se encaixa com o que você anunciou.

Devemos buscar uma vida de oração e comunhão com Deus para alcançarmos, com Seu auxílio, o arrependimento de nossos pecados, para andarmos com Ele e para termos mais santidade, temor e amor. A oração é ainda uma arma: a arma mais eficaz que temos contra o Diabo.

O termo "muita oração" se refere a orar sem cessar. Orar em todos os momentos. Jesus nos mostra por meio de seu modo de vida que devemos orar muito. Porém, vejo "orar muito" como conversar muito com Deus. Tê-lo como amigo, pai e ajudador em tudo o que fizermos.

Note que eu não quis dizer que devemos "orar muito" usando vãs repetições, pensando que no muito falar seremos ouvidos (Mt. 6:7), tampouco orar como uma moeda de troca ou com hipocrisia, pois estas orações Deus rejeita. Mas sim, com sinceridade, orar como está escrito em Efesios 6:18: "orem no Espirito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica”.

São inúmeras as razões para orarmos, por isso, devemos reconhecer o poder da oração e orarmos muito para a glória de Deus. "Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas".

Discordei um pouco na interpretação daquela frase, porém gostei do seu post! ;)

Que Deus te use cada vez mais.
Graça e Paz!

pedro vasconcelos disse...

Concordo com o que você falou.

Quanto mais oramos, mais intimidade na presença de Deus temos, e Deus é quem tem todo o poder, sendo assim, quando oramos mais ficamos na dispersão do Deus vivo para ele nos usar. Então quando oramos mais, Deus se sente mais a vontade para usar o seu poder através das nossas vidas, sendo assim: Muita oração, muito poder, pouca oração, pouco poder,e nem uma oração,nem um poder.