PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 14 de março de 2014

SEPARAR OU AJUNTAR?



O QUE DEUS AJUNTOU NÃO SEPARE O HOMEM (Marcos 10:9)
O QUE DEUS ESPALHOU, NÃO AJUNTE O HOMEM (Gênesis 11)

Esses textos mostram os dois lados da mesma moeda chamada obediência. Em Marcos, o contexto é sobre o casamento. Deus odeia o divórcio (Malaquias 2: 16). Em Gênesis 11, o contexto é sobre a torre de Babel que foi construída por duas razões pecaminosas: 1) trazer glória ao homem como sendo um grande empreendimento e; 2) desobedecer a ordem divina do homem se espalhar pela terra (Gn 9:7). 

Depois da queda, o ser humano sempre quis resolver as coisas de um jeito diferente do que o jeito de Deus resolver. Foi esta a causa do pecado original e tem sido o mesmo em todos os casos de desobediência até hoje. Parece que nos esquecemos que Deus não precisa de conselhos (Jó 12:13 e Rm 11:34). Afinal, Ele é Deus! Jó precisou tapar a boca diante porque estava querendo disputar conhecimento com o Senhor (Jó 40:4). 

O pecado fez com que invertêssemos a ordem de Deus. Queremos separar o que Deus ajuntou e espalhar o que Deus disse para ajuntarmos; queremos valorizar o mal e menosprezar o bem; curtir o pecado e ignorar a santidade. 

Quanta pretensão pecaminosa temos quando tentamos resolver as coisas de um jeito diferente do que a Bíblia ensina, quando em nossos relacionamentos tentamos um atalho para evitar o caminho do perdão; quando preferimos a ilusão da auto-ajuda em detrimento da real ajuda do Alto; quando observamos regras morais em vez de seguir a santidade, bem como inventar um caminho nosso e pedir a bênção de Deus a andar nos caminhos de Deus que já são abençoados! 

Por isso que em Provérbios 14: 12 lemos: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz a morte”.  Portanto, a ordem de Deus descrita nas Escrituras não deve ser discutida ou avaliada, mas sim, obedecida.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: