PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 6 de março de 2014

PRECISAMOS DE UM SECANIAS!



                      
Quem é seu amigo? Você caminha junto com homens de Deus, com pessoas que amam ao Senhor e lhe falam a verdade em amor? Não são poucas as vezes que precisamos de encorajamento, até mesmo de sermos confrontados, ora estimulados, ora animados e também repreendidos. Temos amigos que fazem isto de forma correta? 

Na história de Esdras aparece um homem quase que oculto para muitos de nós, mas de fundamental importância. Seu nome era Secanias, homem que incentivou Esdras a dar prosseguimento na difícil tarefa de acabar com as uniões pecaminosas do povo de Jerusalém com pessoas que não compartilhavam de sua fé.

 Observemos a coragem e o temor de Deus deste homem lendo o trecho de Esdras 10: 2 a 4: “Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor, e o dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se segundo a lei. Levanta-se, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte, e age.” Esdras então se levantou diz o verso 5 e fez conforme o conselho de Secanias e, como estavam fazendo a coisa certa diante de Deus, a situação foi resolvida (Esdras 10: 6 a 44) e a comunidade se purificou. 

A atitude de Secanias se destaca de várias formas. Isto é amizade segundo a Palavra de Deus, pois pelo texto aprendemos que Secanias: a) não ficou passivo vendo tudo se desmoronando; b) falou toda a verdade para Esdras com temor a Deus; c) não ficou apontando o dedo, antes, se incluiu no problema quando disse “nós temos transgredido...”; d) tinha a visão correta de arrependimento e abandono do pecado; e) respeitou a autoridade de Esdras e o encorajou firmemente a cumprir a Palavra de Deus; f) se mostrou disposto a se envolver com Esdras nesta tarefa; g) foi prático e espiritual ao mesmo tempo, quando disse “sê forte e age”.  
Deus sempre preparou pessoas certas para mantermos amizades. Basta nos lembrarmos de Moisés e Arão, Josué e Calebe, Pedro e André, Tiago e João, Paule e Barnabé, etc. Ele sempre coloca pessoas próximas de nós para nos ajudar e para que também possamos ajudá-las. Ninguém é uma ilha isolada que tem vida própria e pode permanecer sozinho. Como já disse um irmão do passado, “precisamos de Deus para amar as pessoas e precisamos das pessoas para seguir amando a Deus”! 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: