PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SAUL E VOCÊ: TUDO OU NADA A VER?

Ser rei de uma nação, começar o reinado bem, ter um físico impressionante, ser jovem, de boa aparência, patriota, valente e muito popular: o que falta mais para uma pessoa desta?! 

Estamos descrevendo Saul, o primeiro rei de Israel. Ele reunia todas essas qualidades, mas foi um fracasso diante de Deus!  

Saul não controlava suas emoções, ele desenvolveu uma inveja doentia sobre Davi, ele era infiel o que ficou claro em sua desobediência ao exercer a função sacerdotal, que não lhe era de direito, no lugar de Samuel.  E depois ainda quis justificar-se. Samuel disse a  Saul que sua atitude tinha sido como a de um tolo (I Sm 13:12,13). 

John Stott diz que o pecado de Saul "foi uma mistura de impaciência, arrogância, sacrilégio e desobediência". Além disto, Saul tinha que destruir todos os amalequitas e seus animais, por ordem de Deus, mas ele preservou o rei Agague e o melhor das ovelhas e do gado. Saul preferia sacrifícios do que obediência, por isso Samuel lhe advertiu do contrário, "melhor é obedecer do que sacrificar" (I Sm 15:22). 

Existem outros episódios tristes na vida de Saul, mas estes já nos são suficientes para ver que qualidades naturais, por mais notáveis que sejam, não valem nada e podem ser fonte de pecado, se não estiverem acompanhadas das qualidades espirituais, como obediência, fé e humildade a Deus! 

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: