PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SERMÃO DO MONTE X MONTE DE SERMÃO.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-vos na doutrina e admoestação do Senhor” Efésios 6:4
Seus filhos já ficaram irados com você? E foi você que provocou a ira neles? 

Em Mateus, capítulos de 5 a 7 lemos o primeiro sermão de Jesus, chamado Sermão do Monte. Ali encontramos preciosas lições espirituais para a nossa vida! 

No entanto, muitos pais assim como eu e você, correm o risco de inverter o que Jesus fez, provocando os filhos à ira. Como assim? Bom, ao invés de lerem e ensinarem o sermão do monte para os filhos, ficam dando um monte de sermão neles! É sermão o tempo todo e para todas as situações! Exigem perfeição espiritual e comportamental dos filhos, o que nem eles e nem ninguém possui. 

Dar um monte de sermão causa distanciamento dos filhos aos pais, e com razão. Afinal, isso provoca a ira neles, sobrecarregando-os com um peso que não é o que a Palavra nos ensina a fazer. Isso não é criá-los no temor do Senhor. 

Ensiná-los a verdade não é ficar dando lição de moral ou jogando versículos diante de seus erros o tempo todo. Antes, exige de nós, pais, maturidade, paciência, misericórdia, firmeza em amor, bons exemplos e longanimidade. Eles precisam de correção e orientação, mas não de forma opressora. 

Quando os corrigimos e ensinamos em amor, eles respiram o verdadeiro evangelho que não sufoca a ninguém, antes, ao mesmo tempo que corrige, liberta e traz paz ao coração de todos nós, pais e filhos. O versículo diz para criarmos na doutrina e admoestação do Senhor, ou seja, ensiná-los na Palavra, mas não usar a Palavra para sufocá-los.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: