PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 21 de julho de 2014

JONATHAN EDWARDS: UMA LIÇÃO DE HUMILDADE!

Já fomos substituídos? Já recebemos aviso prévio em alguma empresa, sendo acusados por algo infundado? Nestas situações, qual foi ou seria a nossa provável reação? Indignação, ressentimento, vingança, e coisas do tipo?

Jonathan Edwards foi afastado de seu pastorado bem sucedido espiritualmente em Northampton por décadas, isso porque bateu de frente contra pessoas que estavam vivendo uma vida totalmente mundana e queriam tomar a ceia do Senhor. Ocorreu que famílias proeminentes lideraram muitos membros e afastaram Edwards do pastorado. Mesmo assim, no domingo seguinte a isto, ele pregou seu sermão de despedida dizendo que iriam prestar contas a Deus do que e como viviam. 

Acontece que de forma surpreendente, este gigante da fé não ficou com raiva, não quis o pior para aqueles irmãos. Ao contrário, demonstrou profunda humildade, permanecendo em Northampton por um ano, pregando ocasionalmente até que seu sucessor fosse encontrado. Muitos convites tentadores para outras grandes igrejas foram feitos a ele, mas ele recusou cada oferta. 

Quando seu substituto foi encontrado, Edwards aceitou um chamado para ser pastor e missionário entre os indígenas americanos. Lá ele pastoreou e pregou para 250 índios e uma dúzia de famílias inglesas. Como diz Steven Lawson, "numa ironia histórica, esse grande gênio intelectual comunicou o evangelho num ambiente humilde, num nível equivalente ao da quinta série, longe da observação pública, Edwards passou por altos e baixos. Ainda não é o fim. 

Uma família que lhe causou muitos problemas em Northampton, continuou perseguindo Edwards, difamando seu nome entre os índios. Resultado: a escola que Edwards cuidada entre os índios foi forçada a fechar e mais tarde a missão foi encerrada. 

Posteriormente, ele voltou para Princeton e foi empossado como terceiro presidente na escola com a maior influência da teologia ortodoxa nos Estados Unidos do século XIX.

Que Deus maravilhoso em preservar a fé e humildade deste homem de Deus, e que servo humilde e quebrantado! Que andemos neste mesmo caminho.

Texto extraído com base na leitura do livro AS FIRMES RESOLUÇÕES DE JONATHAN EDWARDS - Steve Lawson - Ed. Fiel.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: