PENSAI NAS COISAS DO ALTO

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SEJA UM CRISTÃO INDEPENDENTE!



O título é convidativo. A proposta parece irrecusável. Até hoje lutamos pela nossa independência em relação a Deus, buscada desde o Jardim do Éden. De lá pra cá, a busca tem continuado, embora sempre frustrada. João nos diz em seu evangelho que (15:5) "sem Ele nada podemos fazer".

Mas, existe uma independência na vida cristã que deve ser buscada por cada um de nós. Mas, infelizmente, neste ponto buscamos o contrário: queremos arrastar outras pessoas junto de nós. De qual independência nos referimos? Da independência da obediência. 

Devemos buscar reconhecer e arrepender dos nossos pecados independentemente se o outro também fará o mesmo; precisamos perdoar o outro independentemente se seremos perdoados ou se nos pedirão perdão; nossa obediência à Palavra de Deus deve ser independentemente se outros o farão. Isso não quer dizer que não estamos nos importando com a vida espiritual das pessoas. De forma alguma. Aliás, esse seria o caminho de Caim! 

O ponto aqui é que nessas práticas a bíblia nos exorta e ensina serem práticas de iniciativa individual.  Não podemos buscar tais práticas se o outro também as fizer. Não posso esperar meu cônjuge agir biblicamente comigo para que eu faça o mesmo. Não devo esperar que me perdoem ou mesmo que me peçam perdão, para perdoar, etc. Isso tem causado estragos nos casamentos, na vida comunitária da igreja e nos demais relacionamentos. 

Muitos estão dispostos a dar o segundo passo e não o primeiro. Eles apenas reagem ao que o outro fez. Caso contrário, nada fazem também. Todavia, somos chamados a irmos para cruz sozinhos, porque a cruz é algo individual, não cabem dois ou mais de uma vez ali. 

Por isso, oremos a Deus para obedecermos ao Seus mandamentos, que não são penosos, independentemente se outros o farão. Experimentemos praticar esse mandamento bíblico em nossa vida e veremos o poder salvador e restaurador da Palavra de Deus em nossa vida e relacionamentos! 

Isso, além de ser a vontade de Deus para cada um de nós, servirá também de testemunho para que outros, convencidos pelo Espírito Santo e não por nós, façam o mesmo. Devemos depender somente da graça de Deus para trilharmos pelo caminho da obediência.Vamos à prática?

Alexandre  Pereira Bornelli

Nenhum comentário: