PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NÃO SOLTE SUA IMAGINAÇÃO.


Somos potencialmente capazes de pensar em muitas coisas, boas e ruins. Nossa mente é hábil nesta arte. Por isso, precisamos desenvolver esse dom da maneira correta. Como devemos então, usar nossa mente, nossos pensamentos e imaginações? 

Temos um bom exemplo com Jeremias. Quando o profeta estava triste e abatido, ele buscou consolo da maneira correta, dizendo em Lamentações de Jeremias 3:21: ”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. E, nos versos 22 a 26 ele descreve o que desejava trazer à memória: a fidelidade, bondade e as misericórdias de Deus.  Jeremias não usava seus pensamentos para imaginar e  projetar uma tragédia ainda maior, embora, certamente, era tentado a fazê-lo.

Semelhantemente, em nossa vida diária lutamos com o problema da projeção negativa. Os pais que têm filhos pequenos sofrem muito com isso. Ao menor sinal de um choro desnecessário ou de um comportamento errado de seus filhos, imaginam e projetam que terão um filho frágil e problemático a vida toda. É como colocar um pequeno inseto na lente de um datashow, que projetará a imagem bem maior na parede.

Nossa mente nos castiga com projeções negativas constantemente. Sofremos muito com isso porque não aprendemos a pensar e a projetar em nossa mente a realidade das coisas, conforme a bondade, o consolo do Espírito Santo e as misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã. 

A prova disto é que ao menor sinal de falta de sustento, de doença ou perdas, ficamos desesperados e projetamos um futuro trágico, inclusive, desamparados pelo Senhor.

No entanto, a Palavra de Deus nos ensina a levar nosso pensamento cativo a Cristo (2 Coríntios 10:4,5), nos ensina também a pensar no que é bom, de boa fama, respeitável (Fl 4:8) além de nos advertir, como vimos, a trazer a memória as misericórdias de Deus. 

Não é pensamento positivo, de forma alguma. É pensar na Palavra de Deus para que Ela ganhe e renove nossa mente, aumentando nossa fé e confiança em Jesus Cristo.

Portanto, precisamos educar nossa mente a pensar e imaginar de acordo com a Palavra de Deus. Caso contrário, ela nos castigará com suas vãs e perigosas imaginações.

Alexandre Pereira Bornelli

Nenhum comentário: