PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MENTES PECAMINOSAS.


Existe um programa de científico na TV cujo nome é “Mentes criminosas”, onde alguns especialistas tentam diagnosticar possíveis pessoas que possuem mentes criminosas, fazendo alguns testes específicos. Pode ser que alguém passe no teste e saia de lá feliz por isso. 

Contudo, a Bíblia afirma categoricamente que todos nós temos mentes pecaminosas. Veja o que diz somente estes textos de Romanos 3:10,11,12 e 23: “não há um justo sequer;”;  não há quem busque a Deus”, “todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis”, “não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”; “todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Davi, ciente de ter nascido com esta mente pecaminosa, confessou no Salmo 51: “Eu nasci na iniquidade e em pecado concebeu minha mãe.” 

 Portanto, ainda que, pela Graça de Deus, nunca venhamos a materializar certos pecados, sabemos que somos potencialmente capazes de praticar todos eles, pois “nosso coração é um inferno em miniatura e só pode ser aberto debaixo da Graça de Deus”, como já disse Charles Henry Mackintosh.

O Evangelho de Lucas, capítulo 7: 21,22, registra os terríveis habitantes de nosso coração: “adultério, homicídio, prostituição, imoralidades sexuais, roubos, cobiças, maldades, engano, inveja, devassidão, calúnia, arrogância e a insensatez.”

Ei o teste feito no programa. Selecionaram 4 pessoas, porém, 3 delas eram contratadas pelo programa para emitirem sempre as mesmas opiniões. Apenas o quarto elemento, que não sabia desse combinado, estava realmente sendo testado. 

Os especialistas mostravam um objeto com uma forma vazia e 3 outros objetos que poderiam encaixar no orifício do primeiro objeto, como se fosse um quebra-cabeça de uma peça só. O teste exigia que as 4 pessoas olhassem a certa distância para os objetos e falassem qual deles encaixava perfeitamente no espaço. O detalhe era que eram formas convencionais e fáceis de acertar. No início, a pessoa que estava realmente sendo testada tinha uma opinião diferente das outras três e sustentava sua opinião. Porém, com o passar do tempo, este 4º elemento começou a perceber que só ele divergia e que os outros 3 sempre tinham a mesma opinião. Sem desconfiar que estava tudo combinado entre os 3, este quarto elemento, com medo por estar sendo o único a escolher o objeto diferente, começou a refugar em sua posição. Mesmo estando claro que a forma escolhida pelos 3 estava errada, que era visivelmente bem maior ou bem menor do que o espaço a ser preenchido, ele começou a dar a mesma resposta que eles. Resultado: mesmo tendo certeza que estava errado ao seguir os outros 3, ainda assim, este quarto elemento escolheu seguir a opinião deles!
No programa, poderia haver alguém que passasse no teste dos especialistas, não sendo diagnosticado como possível mente criminosa. Todavia, no teste bíblico, todos nós reprovamos pois, como vimos, nascemos com mente pecaminosa que nos faz agir como o 4º elemento no teste do programa, imitando os ímpios e o mundo, seja no comportamento, na vestimenta, no vocabulários, hábitos, namoros, lazer, por medo medo de sermos diferentes. 

Portanto, cientes de que temos mente pecaminosa, devemos nos lembrar também que ao nascermos de novo (João 3:3) não somos mais escravos do pecado e por isso podemos e devemos deixar de imitar os ímpios e o mundo, para seguirmos firmemente pelo caminho da justiça, fé, pureza, amor e paz com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (II Tm 2:22). 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: