PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O QUE FALAR NESTE FIM DE ANO PARA AS PESSOAS?


Neste fim de ano iremos confraternizar com nossos familiares, amigos e irmãos em Cristo. Certamente, falaremos e ouviremos muitas palavras do tipo: “tenha um feliz ano novo”, “boas festas”, “saúde e paz”, etc. 

No entanto, apesar da nossa sinceridade, tais palavras são “chavões” que falamos por tradição e costume, pois não temos o poder de fazer com que elas se realizem e, fora de Jesus Cristo, nada disto é realmente possível de se acontecer.

Vejamos como a Bíblia nos ensina a usar corretamente nossas palavras com o nosso próximo. Não são palavras mágicas, nem “chavões”, macetes ou algo assim para a vida dar certo. Somos ensinados a falar algo que realmente pode edificar as pessoas.

Em Efésios 4:29, Paulo nos exorta: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim, transmita graça aos que ouvem”.  “Torpe” aqui, segundo John Stott [i], é “palavra que se emprega para árvores podres e frutos podres[ii]”. Ou seja, algo que faz mal.

Resumidamente, Paulo nos ensina que devemos usar esse dom que Deus no deu, a fala que nos distingue de todos os animais, de modo construtivo e não para prejudicar as pessoas. E, de certa forma, quando desejamos algo bom, mesmo que sinceramente, mas sem apresentar-lhes a pessoa de Jesus que dá real e total significado a tudo e a todos, estamos prejudicando as pessoas fazendo-as crer que é possível ter realização, paz, alegria, felicidade fora de Jesus Cristo. 

Então, que falemos em todo tempo e também nesta época do ano, a respeito de Jesus, Sua vida, morte e ressurreição; falemos da necessidade que todos nós temos de nascer de novo (João 3:3), que há esperança de vida eterna nEle,  enfim, falemos das promessas de Deus uns aos outros. Afinal, esta é a real necessidade de todos nós: ouvirmos o evangelho de Jesus Cristo! 

Foi em verdades assim que o profeta Jeremias em Lamentações 3: 21 a 23, pensou: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança, graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois suas misericórdias são inesgotáveis, renovam-se a cada manhã, grande é a sua fidelidade!” Falemos do que realmente traz esperança e alegria eterna para as pessoas!

Entretanto, sabemos que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34). Assim, se de fato somos novas criaturas, nossas palavras de esperança serão a respeito de Jesus Cristo e não, palavras de autoajuda, expressões decoradas e sem realidade. Nossa boca expressa a pureza ou a impureza do nosso coração! 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI


[i] A mensagem de Efésios, pag. 139.
[ii] Mateus 7:17-18 e 12:33

Nenhum comentário: