PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM.


Você já chorou por alguma coisa ou por alguém? Foi de alegria ou de tristeza?
Na primeira frase da segunda bem aventurança (Mateus 5:4), Jesus nos faz a seguinte afirmação:"Felizes os que choram, porque serão consolados…! Uma afirmação surpreendente! 

Como alguém que está triste e chorando pode realmente ser feliz? Que paradoxo!
Será que Jesus está dizendo que o crente deve ser alguém que vive chorando, triste, depressivo, descontente?? Certamente que não.

Todos nós já choramos por algo nesta vida. Pois o choro não é um sentimento neutro, mas uma expressão motivada por alguma coisa ou acontecimento.

Porém, lágrimas de frustração por causa das nossas ações erradas, nada têm que ver com o lamento do coração quebrantado diante de Deus. Chorar porque algo deu errado também não é o que a Bíblia está ensinando.

Somente os que são pobres de espírito, conforme vimos na primeira bem-aventurança é que choram pelos seus pecados.

O choro sobre o qual Jesus fala aqui é uma profunda tristeza espiritual sentida pelo crente por ter ofendido a Deus com seus pecados.

Chorar pelos pecados é uma evidência da verdadeira conversão e deve ser uma atitude contínua na vida do crente.

Vemos dois exemplos dessa verdade na Bíblia, um positivo e outro negativo.

POSITIVO: Pedro sentiu tristeza segundo Deus quando chorou amargamente após ter reconhecido seu pecado contra Cristo (Mateus 14.72).

NEGATIVO: Judas, pelo contrário, sentiu tristeza para a morte. Depois de ter sido tocado de remorso por ter traído a Cristo, não se arrependeu, mas saiu para enforcar-se (Mateus.27.3-5).

Tiago encoraja os crentes a chorarem por seus pecados  (Tg 4.8-10). Não é um choro público para ser visto pelos homens, mas uma profunda certeza e tristeza por  saber que foi pelo meu pecado que Jesus teve que morrer para me salvar.

Os que choram por seus pecados agora, são os que foram perdoados por Deus e os que serão plenamente consolados por ele na eternidade, pois Deus mesmo estará com eles e lhes enxugará dos olhos toda a lágrima.

Mas aqueles que agora riem e se divertem com o pecado, evidenciam que não conhecem de fato a Deus e, caso não se arrependam verdadeiramente, não receberão o consolo de Deus, mas haverão de lamentar e chorar por toda a eternidade.

Entretanto, ainda resta tempo. Eis o momento oportuno da salvação. Cristo está chamando agora pecadores ao arrependimento para a vida. Reconheçam seus pecados, chorem por eles, abandonem seus pecados e venham a Cristo, pois somente Ele pode dar o consolo com o perdão dos seus pecados e a vida eterna.

Em Cristo e somente Nele há consolo e esperança para o pecador arrependido que chora amargamente por seus pecados.

Na carta de I João 1:9, lemos: “Se confessarmos os nossos pecados ele é justo e fiel para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça”.

Ele mesmo nos prometeu: “Felizes os que choram, porque serão consolados”.
Não é um choro sentimental ou por algo material. É pelo pecado! É um choro íntimo motivado pela nossa miséria diante de Deus, que nos levará a experimentar cada dia mais uma felicidade por crermos que Cristo morreu em nosso lugar!

Você tem chorado e se arrependido por ser um pecador, ou está se divertindo com o pecado e vivendo como se Deus fosse dar um jeitinho no dia do Juízo Final?

Ore ao Senhor e confesse agora seus pecados a Deus. Creia somente em Jesus Cristo para sua eterna salvação.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

Nenhum comentário: